quant
Fique ligado

Edição 460

Centro Português de Fotografia no Colégio A Torre dos Pequeninos

Avatar

Publicado

em

“A Arte da Fotografia” foi o tema de “uma ação de promoção e formação” promovida pelo Centro Português de Fotografia (CPF), durante o dia 7 de fevereiro, que foi destinada aos alunos do Jardim de Infância e 1º ciclo do colégio A Torre dos Pequeninos.

Segundo a responsável pela Área de Extensão Cultural e Educativa do CPF, Sónia Silva, “embora a Fotografia esteja presente em todo o lado à nossa volta, o facto é que nunca (ou muito raramente) refletimos sobre o seu papel e interesse nas nossas vidas”. Nesse sentido, esta atividade “visou precisamente sensibilizar as crianças desde a mais tenra idade para a importância da fotografia, bem como para os vários tipos de fotografia existentes, tendo sido ainda transmitidos alguns conselhos sobre como fazer fotografias e sugestões de atividades relacionadas com a mesma”.

Durante o mês de fevereiro, o Colégio A Torre dos Pequeninos vai desenvolver atividades relacionadas com a fotografia, integradas no projeto anual “Crescer com CRIAtividade”. A coordenadora pedagógica, Zulmira Arantes, mencionou que estão planeadas “várias iniciativas para as próximas semanas, desde a visita a um estúdio de fotografia digital, criação de um manual de Fotografia em Movimento e de Ilusão Ótica, realização da oficina de raiografia, que propõe explorar a técnica de raiografia desenvolvida desde o séc. XIX”. Esta técnica permite que sejam “produzidas imagens pela sobreposição de objetos diretamente sobre o papel fotográfico, resultando numa imagem negativa”, “sem o recurso à câmara fotográfica”.

“Nesta oficina a revelação será manual e através da utilização do revelador ecológico, caffenol (à base de café). Esta iniciativa, além de contar com a especial colaboração da Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, implica a criação de um estúdio de revelação na escola. Será uma experiência única e enriquecedora para todos os alunos”, concluiu.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...