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Edição 770

Cantinho da Saúde: Vamos dar saúde ao cérebro!

Antes de mais, é preciso saber que a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares são dos principais fatores de risco de demência e quando presentes em maior número aceleram esse cenário. Por isso, o estilo de vida é primordial para se evitar o desenvolvimento dessa condição.

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Tem contribuído para manter a saúde do seu cérebro? O dia mundial de um dos mais essenciais órgãos do corpo humano assinala-se a 22 de julho, um bom argumento para recordar a importância de o manter ativo e saudável, a bem da qualidade de vida e da longevidade.
Antes de mais, é preciso saber que a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares são dos principais fatores de risco de demência e quando presentes em maior número aceleram esse cenário. Por isso, o estilo de vida é primordial para se evitar o desenvolvimento dessa condição.
Uma das principais estratégias para melhorar a função cerebral e a resistência a doenças é, como deve imaginar, a atividade física, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e reduz a inflamação e, por outro lado, promove a libertação de substância que aumentam o bem-estar e diminuem os níveis de stress. Para obter estes resultados, não precisa de se tornar atleta profissional. Basta 30 minutos de caminhada por dia, por exemplo, para conseguir sentir melhorias ao fim de algum tempo.
A estimulação cerebral também contribui, e muito, para prevenir a demência. Pode começar por incluir na sua rotina diária atividades como fazer palavras cruzadas, sudoku, sopa de letras ou algo do género. E por que não aprender uma nova língua, num curso online, ou, para os menos jovens, integrar a universidade sénior do Rotary Club da Trofa, que dá imensas opções, desde artes plásticas, à música, informática ou literatura. A leitura também é um bom instrumento de promoção da saúde neurológica.
Pode também experimentar jogos cerebrais online que envolvam o treino de velocidade de raciocínio.
O descanso também é condição necessária para mantermos um cérebro saudável. Respeite o horário de dormir, para que consiga obter todos os benefícios do sono profundo. Evite, igualmente, stressar-se com frequência e atreva-se a fazer pausas regulares, durante o dia, para relaxar, através da meditação, ou apenas de um exercício de respiração profunda.
Na alimentação, saiba que está comprovado cientificamente que o chocolate faz bem ao cérebro. Os flavonoides e fitonutrientes presentes neste alimento atuam como vasodilatadores no cérebro, aumentando a circulação do sangue, que por sua vez aumenta os nutrientes ao órgão – e atuam ainda como anti-inflamatórios e antioxidantes. Também influencia na libertação da dopamina, o neurotransmissor da recompensa que, na falta dele, aumenta a ansiedade.
Beber muita água também previne doenças neurológicas e, apesar de não estar comprovado que que o consumo de ómega 3 acelere o funcionamento do cérebro, sabe-se que estes ácidos gordos são benéficos para o nosso sistema neurológico.

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Edição 770

Escrita com Norte – Ida à praia

Como não havia mais ninguém na praia para impressionar, em vez de entrar na água de mergulho directo, molho os pés, as pernas, os braços e depois sim, deixo-me “desmaiar” para dentro do mar.

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Ajusto novamente o despertador para as sete horas. Como sempre, a ideia é acordar cedo para aproveitar a melhor parte da praia, a manhã.
Mal pouso o despertador na mesinha de cabeceira, ouço um respirar arrastado e profundo. Ao pensamento de que a Cristina já estaria a dormir, precisava de confirmação.

– Morzinho? …Morzinho?…Estás a dormir? – pergunto, quase em segredo.

– Humnhhmmnhhhrrrrrrhh. – responde a Cristina a uma pergunta que não ouviu e não sabe que respondeu.
Este som/resposta, que se assemelha a um grunhido, é a certeza de que se a casa vier a baixo, ela não acorda.
Levanto-me e num instante saio de casa. Aproveito o abrigo natural da noite e em todas as ruas da Trofa com lojas de decoração, lojas de sapatos e hortos, coloco uma placa a dizer, “Rua em obras, trânsito proibido. Volte daqui a três meses”.
No final, regresso a casa e já na cama, pergunto:

– Morzinho? …Morzinho?…A casa está a arder!

– Humnhhmmnhhhrrrrrrhh. – responde.
Suspiro de alívio e deixo-me adormecer!

Uns raios de luz a entrarem pela janela entreaberta, abrem-me as pálpebras – “Já é dia!” – pensei. Olho com mais atenção e vejo a Cristina.

– Olá, bom dia! Hoje vamos cedinho para a praia. – diz-me ela.

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– Boa… – e sem me deixar acabar de falar, continua:

– Só tenho uma listinha pequeninha de alguns sítios para irmos antes…fica tudo a caminho.
Depois de arranjados e o pequeno-almoço tomado, ao irmos para o carro, a Cristina comunica-me os “antros de vício” onde quer ir antes de irmos para a praia.
Em todas as direcções que tomámos, à entrada de cada rua havia uma PLACA a indicar “Rua em obras, trânsito proibido. Volte daqui a três meses.”.

– É impressionante, nunca fazem nada, chega o Verão e é obras por todos os lados! – exclama a Cristina.

– É, é! Tens toda a razão! Logo hoje que eu queria ver uns lírios no horto! – respondo.
Sem alternativas, devido às “obras” na minha terra, seguimos para a praia.

Às nove horas e trinta minutos, já temos os pés na areia e eu pronto para instalar o pára-vento. Espeto o primeiro pau, depois o segundo, tendo em conta a direcção e velocidade do vento e depois…e depois sou interrompido!

– Esse pau…não é melhor ficar colocado um bocadinho mais abaixo? – pergunta a minha senhora.

– Não!

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– É, é.
Desenterro o segundo pau e coloco-o um pouco mais abaixo, segundo indicações da Cristina.

– Aqui? – pergunto.

– Não sei! Põe onde quiseres!
Estava com vontade era de ir à água. Mal espeto o último pau do pára-vento, tiro a t-shirt e desato a correr para a água. Como não havia mais ninguém na praia para impressionar, em vez de entrar na água de mergulho directo, molho os pés, as pernas, os braços e depois sim, deixo-me “desmaiar” para dentro do mar.
Quando regresso ao areal, a Cristina ainda está vestida e de pé!

– Esqueceste-te de colocar o guarda-sol! – diz-me.
Entretanto tinha chegado um casal novo, que se estava a instalar um pouco mais acima, ele a montar uma tenda e ela sentada…e caladinha!

– Está bem, assim? – pergunto, relativamente à colocação do guarda-sol.

– Humnhhmmnhhhrrrrrrhh.
Deitei-me na toalha a apreciar o jovem casal. A tenda que ele estava a montar parecia uma vivenda e ela, sentada e sossegadinha, mantinha-se calada, certamente orgulhosa do namorado, que monta tendas complexas!
Estava eu embevecido com aquela imagem romântica, quando o rapaz anuncia:

– Minha querida, a tenda está pronta!
A rapariga, de aspecto doce, levanta-se e:

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– Achas que tem algum jeito? Para fazeres isso tinha montado eu!
Passaram o resto da manhã à volta da tenda!!!
Quando olho para a esquerda está a chegar um senhor, com a sua esposa e filha. Pousam as tralhas e, enquanto o senhor instala dois pára-ventos e dois guarda-sóis, as mulheres vão molhar os pés e quando chegam, repara a esposa:

– Oh, Carlos! Achas que isto está bem? Muda esse guarda-sol para aquele lado!

– Está bem! – responde o chefe de família, resignado e adaptado à realidade.

Na minha toalha, com um sorriso, sento-me virado para o mar.

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Edição 770

São Pantaleão, padroeiro do Porto durante cinco séculos

Existe, na freguesia do Muro, uma capela dedicada ao mártir S. Pantaleão.

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Tendo estudado Medicina, Pantaleão tornou-se médico pessoal de César Galério. Converteu-se ao Cristianismo,vindo a ser acusado pelo imperador por ter recebido o baptismo. Preso e torturado, foi martirizado por decapitação, por se recusar a abjurar de sua fé em Nicomédia, na Ásia Menor, no ano de 303. Tinha então menos…

 

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