quant
Fique ligado

Edição 782

Cantinho da Saúde: Rir é mesmo o melhor remédio

Há evidências de que o riso contribui para o fortalecimento do sistema imunológico

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

A 18 de janeiro assinalou-se mais um Dia Internacional do Riso. Esta que é uma das manifestações humanas não só melhora ambientes sociais, como também contribuem, de forma determinante, para melhorar a saúde de quem dá umas boas gargalhadas.

Segundo a TrofaSaúde, são vários os benefícios do riso para a saúde física e mental e um dos mais óbvios é a redução do stress, uma vez que “reduz os níveis de hormonas, o como cortisol e adrenalina”, potenciando, por outro lado, “a produção de endorfinas, produtos químicos naturais do corpo para o bem-estar, que podem ajudar a melhorar o humor e reduzir a sensação de stress e ansiedade”.

+ Sistema imunológico mais forte

A TrofaSaúde destaca ainda a influência do riso no fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que “foi demonstrado que aumenta a produção de células imunológicas, como células T e células assassinas naturais, que ajudam a proteger contra doenças”, assim como “pode aumentar a produção de anticorpos, que ajudam a combater as infeções”.

Há também evidências que, uma vez que contribuem para a produção de endorfinas, umas boas gargalhadas aumentam “a tolerância à dor e reduz a perceção da dor”.

+ Saúde cardiovascular

E se todos estes motivos não bastassem para nos convencer das suas virtudes, a TrofaSaúde evidencia também o efeito positivo que o riso provoca na saúde cardiovascular, uma vez que “melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de doenças cardíacas”. “Também pode diminuir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol”, acrescenta.

O humor também sai a ganhar. O riso pode, efetivamente, servir de antidepressivo natural, já que reduz sentimentos de ansiedade, solidão e isolamento, e de potenciador de conexões sociais, já que facilita a comunicação e reduz a probabilidade de conflitos.

Ainda segundo a TrofaSaúde, esta manifestação “melhora a memória e a função cognitiva” e pode potenciar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Perante estas evidências, está à espera do quê? Ria!

Foto: _asier_relampagoestudio-on-freepik

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...