Delegações das candidaturas da CDU – Coligação Democrática Unitária nos municípios da Maia e da Trofa realizaram, nesta segunda-feira, uma visita conjunta às obras de construção da Variante à Nacional 14 no Castêlo da Maia, na rotunda de ligação à Via Diagonal, onde terminou a primeira fase da nova via.
Os candidatos da CDU Maia confirmaram a persistência de um grave problema de segurança especialmente para os peões, em consequência da falta de passeios, ou pelo menos uma faixa protegida que permita a circulação de pessoas, incluindo crianças que se dirigem para as escolas.
Por outro lado, salientam a urgência de retomar a obra, prolongando a via, de modo a reduzir o tráfego rodoviário que, a partir daquela rotunda, é drenado para a Nacional 14 através da Via Diagonal, bem como a aliviar a pressão que agora se verifica com mais intensidade no interior de Santa Maria de Avioso.


Os candidatos nos dois concelhos analisaram a situação da supressão do cruzamento da Rua de Serafim da Cruz com a Rua de Avioso, que privou as ligações entre Avioso e Gondim, parcialmente resolvida com a construção, já sobre a inauguração da obra e graças à luta das populações apoiadas pela CDU, de uma passagem superior para peões.
Os candidatos da CDU Trofa manifestaram o empenho em contribuir para evitar que erros semelhantes (falta de passeios e de ligações entre povoações) sejam repetidos no troço da Variante à N14 ainda a construir naquele concelho.
A CDU Trofa considera a nova via uma obra importante, mas continua a aguardar com
expectativa informação detalhada sobre o seu traçado final no atravessamento daquele concelho.


Tendo em conta os elementos conhecidos, os candidatos consideram, no entanto, que não é o traçado perfeito e continuam à espera da real variante da Trofa – uma via e uma travessia sobre o Rio Ave implantadas a poente do centro da cidade.


A delegação da CDU Maia era composta pelos primeiros candidatos à Câmara Municipal, Alfredo Maia, à Assembleia Municipal, Carla Ribeiro, e à Assembleia de Freguesia do Castêlo da Maia, Carlos Alberto Silva.


A delegação da CDU Trofa era integrada pelos primeiros candidatos à Câmara Municipal, Fernando Sá, à Assembleia Municipal, Paulo Queirós, e à Assembleia de Freguesia de Bougado, Miguel Alexandre.