quant
Fique ligado

Edição 456

Caminheiros percorrem trilho até S. Gonçalo

Avatar

Publicado

em

As secções de pedestrianismo do Clube de Campismo da Trofa e dos Restauradores da Granja de Fafe organizam no domingo, 19 de janeiro, o 13º Trilho de S. Gonçalo.

A nova estação de comboios da Trofa será o ponto de partida para mais um Trilho de S. Gonçalo, que as secções de pedestrianismo do Clube de Campismo da Trofa e dos Restauradores da Granja de Fafe estão a promover para este domingo.

Os caminheiros vão percorrer “cerca de 12 quilómetros” até à Capela de S. Gonçalo, em Covelas, passando pelo Monte de Paradela, onde vão fazer uma pausa para petiscar. “A proposta é percorrer o caminho que vai da Nova Estação Ferroviária da Trofa à Capela de S. Gonçalo, em Covelas, construída nos finais do séc. XIX, a expensas do Conde de S. Bento”, contou a organização.

A concentração está marcada para as 9.30 horas, junto à nova estação de comboios da Trofa, de onde partem para um percurso com “uma duração de cerca de cinco horas”.

“Nos tempos medievos, este era também o local onde ocorria a primeira paragem para descanso dos peregrinos, que saíam da Sé do Porto a caminho de Santiago de Compostela, por Braga, Ponte de Lima e Valença. Pretende-se que os caminheiros, imbuídos num espírito festivo, percorram os mesmos caminhos que os romeiros, em grande número nesta festa”, explicou.

Esta é a primeira romaria do ano que junta “inúmeras famílias, amigos e conhecidos”, que todos os anos “cultivam esta tradição, praticam-se jogos tradicionais, há troca de palavras amigáveis e veem-se romeiros a cavalo, de bicicleta e a pé”.

A organização pede que os participantes levem “um farnel para cumprir a tradição de petiscar no Monte de Paradela”, recomendando que usem “calçado confortável, roupa prática e adequada para a época do ano, sem esquecer um bom agasalho”. “Não esquecer, ainda, a máquina fotográfica e a boa disposição. No final da atividade, propomos um lanche partilhado (‘Leva o teu come o de todos’), onde será oferecido o tradicional ‘Caldo de Nabos’”, asseverou, informando que no local há “as tradicionais tasquinhas para os ‘comes e bebes’, destacando-se as papas de sarrabulho e o caldo de nabos”.

Para mais informações ou inscrição, que é “grátis”, pode contactar António Sá, através do número 917 531 913 ou do email ccampismotrofa@gmail.com, ou Nelo Lobo, através do número 963 215 968 e do email restauradoresdagranja@gmail.com.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...