quant
Fique ligado

Edição 456

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Covelas

Avatar

Publicado

em

Comissão de festas em honra de S. Gonçalo espera por milhares de romeiros. Fique a conhecer o programa das festas, assim como os passeios do rojão, que dois grupos de betetistas estão a organizar.

A primeira romaria e uma das melhores do concelho da Trofa está à porta. A festa de S. Gonçalo, em Covelas, atrai milhares de romeiros, que, de 17 a 20 de janeiro, deslocam-se ao recinto da Capela de S. Gonçalo.

Como nos anos anteriores, no arraial pode encontrar as tradicionais tasquinhas de “comes e bebes”, com destaque para as papas de sarrabulho, o caldo de nabos, o rojão no pão e o vinho novo.

De forma a agradar à maioria dos romeiros e preparado de acordo com o orçamento disponível, o programa conta com diferentes atuações. A romaria começa na sexta-feira, 17 de janeiro, com um espetáculo de folclore, que conta com as atuações do Rancho das Lavradeiras da Trofa e do Rancho Paroquial de Guifões (Matosinhos), com início pelas 21 horas.

O dia de sábado começa com o Agrupamento Musical Juventude em Força, pelas 8.30 horas, que anunciara as festas pela freguesia. Seguem-se a eucaristia de ação de graças a S. Gonçalo e a missa vespertina, às 12 e às 18 horas, respetivamente, e o espetáculo musical da Banda Impaktus, às 21 horas. O fogo de artifício, previsto para as 23.30 horas, encerra o dia.

No domingo, as festas começam com uma eucaristia, às 8 horas, e uma hora depois entra no recinto a Banda Marcial de Gueifães (Maia). A manhã é ainda composta por mais duas eucaristias, às 10 e às 11.30 horas.

Às 14.30 horas, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia promete animar a romaria até à saída da procissão, às 15.30 horas.

Na segunda-feira, realizam-se uma eucaristia e a procissão de voto ao redor da capela de S. Gonçalo, às 9 horas, e um espetáculo musical das Vozes do Tâmega, às 15 horas.

Passeio do Rojão atrai betetistas

O rojão, no prato ou no pão, e o vinho novo atraem muitos betetistas a Covelas, por altura das festas de S. Gonçalo. O grupo Amigos do BTT estão a organizar um “Passeio do Rojão”, que tem início pelas 8 horas de domingo, com saída do Minipreço de Famalicão pelas 8 horas e com passagem pelo Café Sagitário, na Trofa, pelas 9 horas.

Publicidade

Também o grupo Amigos do Pedal de Vila Nova de Famalicão estão a dinamizar um “Passeio do Rojão”, que conta com um “percurso de baixa dificuldade”. A saída está marcada pelas 9.30 horas do Paços do Concelho famalicense. Um “passeio informal e sem seguro”, que, segundo se pode ler na página oficial do facebook, será “talvez o mais antigo passeio do concelho”, sendo “já uma tradição ir a Covelas comer a saborosa sande rojão”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...