quant
Fique ligado

Edição 688

Biografia do Clube Desportivo Trofense apresentada esta sexta-feira

Avatar

Publicado

em

“Clube Desportivo Trofense – Um passado de memórias”, segundo livro de José Pedro Reis, vai ser apresentado esta sexta-feira no bar Malte Taberna, S. Martinho de Bougado, às 21 horas.
A obra do historiador trofense – também cronista d’O Notícias da Trofa – conta a história do clube desportivo mais antigo do concelho e revela alguns pormenores acerca da fundação. José Pedro Reis sugere mesmo que a criação da agremiação é anterior à data de 1930, considerado como ano de fundação.
O livro resulta da tese de mestrado do historiador que, em entrevista ao NT, revelou desta forma cumpre uma “promessa” feita ao antigo presidente do clube, José Leitão. “O livro fala sobre a história do Clube Desportivo Trofense, mas não é somente sobre o futebol na cidade da Trofa, mas também sobre a origem no futebol em todo o concelho, abordando também a prática desportiva nos primeiros anos no Coronado. Existe uma abordagem sobre a evolução do futebol na Trofa desde 1925, que foi o tempo mais remoto que foi possível encontrar notícias e informações, o primeiro clube de futebol na Trofa e também o ecletismo do Trofense naquela fase, em que teve desde basquetebol, a atletismo, ginástica, etc”, revelou.
“Clube Desportivo Trofense – Um passado de memórias” é o resultado de um “levantamento exaustivo de fontes primárias” encontrada na Biblioteca Pública Municipal do Porto, ao qual se juntaram “consultas em dezenas de jornais locais e literatura especializada”. “As principais dificuldades que encontrei neste trabalho passaram pelo facto de haver poucas notícias numa fase inicial. A Trofa tem um jornal nessa fase que tem grandes lacunas no acompanhamento da informação relativa ao clube, contudo foi um bom manancial de informação”, revelou José Pedro Reis, que notou ainda “ausência de documentação na sede da instituição”, como “os primeiros estatutos” do clube, que se terá “perdido por completo”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...