quant
Fique ligado

Edição 581

Benefícios do parto normal evidenciados em colóquio

Avatar

Publicado

em

O contacto do bebé com a flora materna ao passar no canal vaginal é protetor, associando-se a menor risco de infeções  gastrointestinais nos primeiros meses de vida e menor risco de doença respiratória neonatal e de asma.  Estes são alguns dos benefícios do parto normal que foram evidenciados no colóquio promovido pelo serviço de Pediatria/Neonatologia e Obstetrícia/Ginecologia do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). A sessão com o tema “Venha saber como vai nascer o seu bebé”, promovida no dia 8 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, foi dirigida a grávidas e contou com a intervenção de especialistas e enfermeiras e com um testemunho de um casal cujo filho nasceu na Maternidade do CHMA.
Diana Bordalo, médica pediatra, ficou responsável por abordar os benefícios do parto normal para o bebé e salientou que, dessa forma, haverá “uma adaptação gradual e lenta da criança ao stress do próprio parto, o que leva ao aumento também progressivo de hormonas e à adequada regulação do sistema imunitário”.
Em caso de cesariana, crescem os riscos de complicações respiratórias nos primeiros dias de vida, de diabetes mellitus e asma na infância. Esta prática pode ainda influenciar no tempo de amamentação, explicou a especialista.
Mas as vantagens do parto normal não se aplicam só ao bebé. Até para a mãe, há pontos a favor em relação à cesariana. Foi o que explicou Maria Manuel Torrão, médica obstetra, que sublinhou que “uma cesariana realizada sem justificação médica implica graves consequências para a mãe, que podem mesmo levar à morte desta, seja por infeção ou por tromboembolismo, como também associam ainda a maior risco de complicações anestésicas, de lesões urológicas, de hemorragia grave e de necessidade de transfusão sanguínea”.
Na sessão, foram também dadas a conhecer as vantagens da analgesia epidural e sugeridas dicas sobre exercícios de relaxamento pré-parto e o que levar na mala do bebé e da mãe antes do dia do nascimento. Foi ainda “explicado como e quando preparar o primeiro banho” e destacados “os cuidados a ter com o coto umbilical, que deve ser mantido seco e sempre acima da fralda, a vacina a ser administrada antes de ter alta (contra o vírus da hepatite B) e o rastreio auditivo neonatal que se efetua em todos os recém-nascidos”, explicou fonte do CHMA.
A iniciativa serviu também para “dar a conhecer as assinaláveis condições de atendimento da Maternidade do CHMA” e contou com “elevada adesão”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...