quant
Fique ligado

Edição 559

Bênção dos bebés muito concorrida em Bougado

Avatar

Publicado

em

bencao bebes s martinho 23

A bênção dos bebés é uma iniciativa da Pastoral Familiar e de ambas as paróquias que, para Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho, representa um momento de “contacto com o Senhor e queremos que a graça do Senhor possa ajudar nas vidas familiares, quer aos pais no sentido de tornarem as suas famílias mais humanas, onde haja realmente mais harmonia, e, também, em relação aos filhos para que eles possam crescer alegres e felizes”. Para o pároco de Santiago de Bougado, Bruno Ferreira, há uma necessidade, cada vez maior, de “valorizar a família, levá-la a repensar realmente a sua missão fundamental na transmissão da vida, dos valores e, sobretudo, da fé”. “Independentemente das circunstâncias que, hoje, muitas das nossas famílias estão a viver, a vida é sempre dom de Deus venha ela como vier e, por isso, cabe-nos a nós, Igreja, como mãe e não como madrasta, acolher toda a gente e todos os filhos que pelo amor humano venham ao mundo e pedir a Deus que os abençoe”, explicou.
Nada nesta celebração fica ao acaso. Até para a data há uma justificação. No dia 2 de fevereiro, 40 dias passados desde o Natal, celebra-se “o dia do Consagrado, dia da festa da apresentação do Senhor ao Templo”. No entanto, este ano, por ter sido uma terça-feira “era mais difícil termos as famílias com as suas crianças na celebração”, daí ter passado para domingo, dia 7, justifica o pároco de Santiago de Bougado, que considera que a bênção foi “bastante concorrida”.
bencao bebes s martinho 23

Agradecer a Deus e pedir-lhe força para o caminho é um dos motivos da celebração. “A Igreja tem o ritual das bênçãos, para pedir a Deus para as várias circunstâncias da vida”, explicou Bruno Ferreira. Luciano Lagoa, por sua vez, defende que “é sempre muito importante agradecer a Deus o dom da vida e que nos vá acompanhando ao longo de todos os dias”.
O pároco de S. Martinho considera também que este momento é enriquecedor para todas as famílias que nele participem, porque “quanto mais contactamos com Deus, mais sentimos a sua presença e  só esse facto pode ser uma grande vantagem para os momentos mais difíceis da vida”. A bênção é um momento de graça e, portanto, “são momentos que fortalecem interiormente” e “fazem perceber que realmente tudo tem sentido, mesmo quando há, às vezes, circunstâncias duras e difíceis como o sofrimento ou até mesmo a morte”. Para Luciano Lagoa, “a força da fé ajuda-nos a viver melhor a nossa vida quotidiana e sobretudo as dificuldades que vamos sentindo”.
A par da bênção dos bebés, no calendário relogioso destas paróquias há ainda espaço para a bênção das grávidas mas, também, para a celebração de aniversários de matrimónio, onde se lembram os pais e os avós. Assim, a Pastoral Familiar e as Paróquias celebram “as ocasiões mais importantes da vida em família”, explicou Luciano Lagoa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...