A ligação entre os encarregados de educação e a vida escolar foi o lema para a reunião que juntou, no passado dia 2 de fevereiro, na Secundária da Trofa, cerca de 70 representantes de turma. Esta iniciativa promovida pela Associação de Pais da Escola Secundária da Trofa (APEST) com a colaboração da Direção da escola teve “uma excelente média de participantes” menciona Elisabeth Devesas, representante da Associação de Pais.
De acordo com a mesma fonte, este encontro tinha como objetivo “ reforçar o papel do representante de turma, a importância do elo de ligação entre pais /escola e a responsabilidade da sua representatividade em nome de todos os pais aquando as suas intervenções em reuniões na escola”.
Na era das novas tecnologias, o e-mail institucional foi, também, um dos temas levados a debate. Elisabeth Devesas explica que esta ferramenta deve ser utilizada para “ facilitar a comunicação entre pais e professores”, por isso a Associação de Pais da Secundária da Trofa incentiva o seu uso.
Os 70 representantes presentes no encontro foram ainda alertados para o facto de que “ só através de uma participação pro-ativa e responsável se vai conseguir obter um conhecimento mais profundo da vida da escola” explica  Elisabeth Devesas.
O interesse e participação na vida escolar dos filhos  e a ligação entre os representantes e a escola são o ponto de partida para a resolução de algumas questões e para a melhoria da vida escolar da Secundária da Trofa