quant
Fique ligado

Edição 471

Autarcas do distrito querem expansão da rede do Metro do Porto

Avatar

Publicado

em

“A concessão do serviço do metro não deverá ser feita enquanto não forem assegurados os investimentos necessários ao alargamento da linha, conforme estava previsto no protocolo assinado com os municípios”.

Este é o entendimento dos autarcas dos municípios que são servidos por uma ou ambas as redes da Metro e da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), que foi divulgado num documento apresentado na última reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CMP), a dia 24 de abril.

Publicidade

Hermínio Loureiro, presidente da CMP, afirmou que “é necessário ter garantias relativamente à expansão do Metro”, assim como a existência de “uma entidade reguladora forte e que seja financiada pelos reguladores e nunca, em nenhuma circunstância, pelos municípios”.

Na reunião ficou decidido enviar um documento ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, “com uma tomada de posição, o mais consensual, possível”, sobre a intenção do Governo de concessionar a Metro do Porto e a STCP. “Já ninguém tem dúvidas de que, a existirem, os concursos (para as concessões) têm de ser separados”, afirmou o autarca de Oliveira de Azeméis.

Com o mesmo ponto de vista, Joaquim Couto, vice-presidente da CMP e líder do executivo camarário de Santo Tirso, acrescentou que “deve ser garantida a expansão da rede do Metro, avançando com os respetivos estudos de procura e de mobilidade e de sustentabilidade financeira”.

Sobre este assunto, Marco Matias, autarca de Gondomar, defendeu que, sem prejuízo da linha prevista para a Trofa, a prioridade deve ser dada à extensão das linhas de Gaia (Santo Ovídio-Vila d’Este) e de Campanhã-Freixo-Gondomar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...