quant
Fique ligado

Edição 471

Palestra apontou “sinais da reanimação da Economia portuguesa”

Avatar

Publicado

em

Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata da Trofa promoveu na manhã de sábado, 26 de abril, a palestra “Destroikar para reanimar” ministrada pelo trofense José Moreira da Silva.

“O nosso país atravessa um momento decisivo. Para que o sucesso nos bata à porta é preciso mudar de hábitos e crenças e fazer renascer novas mentalidades e novos modos de agir e de pensar. É preciso ir atrás dos sonhos, é preciso destroikar para reanimar a nossa economia”. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelo orador José Moreira da Silva, durante a palestra “Destroikar para reanimar”, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Bougado, em Santiago.

“Baseada numa palestra que deu no ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga”, José Moreira da Silva aproveitou esta sessão para “falar de positividade”, uma vez que a sua “especialidade é psicologia positiva”, e de “alguns sinais da reanimação da Economia portuguesa”. “Venho falar de coisas positivas que já estão a acontecer e que é importante estarmos alerta e não estarmos a pensar só em coisas negativas. Não venho falar da austeridade porque já toda a gente a sentiu e esta é altamente perigosa, mas sim de sinais positivos desde a exportação de vinhos, do Vinho do Porto, da indústria de confeções que está numa pujança outra vez, e de sinais e de algumas sinaléticas que vêm de fora concretamente pessoas importantes como Mário Draghi do Banco Central Europeu à senhora Lagarde (diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde) a dizer que a nossa economia está a recuperar”, referiu.

Durante a sessão, José Moreira da Silva apresentou “alguns sinais consistentes de recuperação económica”, como foi o caso da taxa de desemprego. Apesar de haver “níveis de desemprego elevados, a taxa desceu nove meses consecutivos no ano passado e estagnou nos primeiros meses deste ano”, sendo que, “em março, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 6,1 por cento, face ao período homólogo”, considerando como “a maior queda homóloga desde dezembro de 2012”. Outro sinal é o “aumento da produção na agricultura” e “a produção industrial em 7,1 por cento”. “A produção industrial subiu 0,9 por cento em dezembro, enquanto na Zona Euro o crescimento foi de 0,5 por cento. A produção industrial continuou em fevereiro a crescer mais do dobro da média da Zona Euro e foi o segundo maior crescimento da Zona Euro”, enumerou.

O presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD Trofa, Alberto Fonseca, declarou que esta iniciativa “insere-se no âmbito daquilo que quer fazer neste mandato, que é formar e informar as pessoas e criar algum espaço de debate”, daí esta atividade ter sido “aberta a toda a população”. Alberto Fonseca achou “extremamente oportuno fazer neste momento um ponto de situação sobre aquilo que se passou no passado mais recente e o que nos espera neste futuro próximo”, através da analise de “uma série de indicadores de 2013 que estão a acabar de sair e alguns dados provisionais do início de 2014”. “Estamos a cerca de 15 dias da saída da assistência do nosso país e ainda há alguma indefinição da forma como isso vai acontecer. Mas achamos que era oportuno e interessante informar as pessoas e criar algum debate sobre aquilo que nos espera depois da troika sair do nosso pais”, acrescentou.

O presidente da CPC do PSD referiu que “é muito importante” informar as pessoas, pois da “mesma forma que começamos a entrar neste buraco as pessoas não sentiam diretamente no seu bolso a dificuldade pela qual realmente estávamos a passar, também agora que já estamos a sair do buraco, as pessoas não sentem uma melhoria no seu bolso”. “Acho que é importante que as pessoas tenham consciência de que apesar de não sentirem diretamente nos seus salários e nos impostos que pagam essa melhoria, a economia já está a responder de uma forma muito positiva e todos os indicadores apontam para um crescimento assinalável, que se calhar no início deste programa de assistência não era tão expectável”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...