quant
Fique ligado

Edição 559

Postes da luz da EN14 decorados com crochê colorido

Avatar

Publicado

em

O desafio foi lançado a miúdos e graúdos: decorar os postes de iluminação ao longo da Estrada Nacional 14, desde a rotunda do Professor (junto aos supermercados) até à rotunda do Catulo, com croché colorido. Usando uma técnica artesanal histórica, à qual se inova com a cor e com o uso de botões, o objetivo é que as gerações criem arte urbana para que o público “se surpreenda por um padrão de cor ao longo do percurso”. O projeto é da delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), no âmbito do CLDS Trofa – 3G Motor de Oportunidades, um projeto nascido do Fundo Social Europeu, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Eixo Prioritário 3 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação.
A Arte Urbana foi um dos caminhos que a instituição encontrou para “facilitar o encontro e diálogo entre diferentes grupos sociais e etários”, e formou um grupo de 63 pessoas, utentes do Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado e alunos da Escola Básica e Secundária do Coronado e Covelas, de S. Romão.
O projeto será executado em seis meses e, para isso, a Cruz Vermelha precisa da ajuda da comunidade. Por isso, lançou o apelo “a quem tiver panos de renda e croché que não necessite, que os deixe na delegação, no Centro Social ou na Escola.

“Os diferentes participantes mostram-se motivados e consideramos que este pode ser um projeto que se pode estender a toda a comunidade trofense interessada. Não conseguimos assegurar formadores para todos os locais, mas conseguiremos tentar orientar todos os interessados em dar uma nova cor à Trofa”, afirmou fonte da instituição.
Além de fomentar o intercâmbio geracional, a Arte Urbana tem como missão “desenvolver e despertar o interesse dos indivíduos envolvidos, através da acessibilidade e experimentação artística” e “o acesso público aos diversos domínios da atividade artística, fomentando a descentralização e dinamização da oferta cultural, corrigindo as assimetrias regionais e promovendo a atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico e de qualificação, inclusão e coesão sociais”.
“Pretende-se realizar intervenções de Arte Urbana na cidade da Trofa, valorizando os espaços urbanos da cidade e ambicionando o cruzamento de mundos tão diversos quanto a nossa imaginação nos possa levar e que ao mesmo tempo se possa estimular as diferentes faixas etárias envolvidas direta e indiretamente, despertando-os para uma sociedade mais cooperante, proativa, positiva e produtiva”, descreveu a mesma fonte.
Este é mais um projeto desenvolvido pela Cruz Vermelha no âmbito do CLDS Trofa 3G Motor de Oportunidades, que está no terreno desde 1 de outubro. Segundo a delegação, as ações promovidas já chegaram a “mais de 500 pessoas”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...