quant
Fique ligado

Trofa

Assembleia Municipal aprova orçamento de 84 milhões

A Trofa cobrará uma taxa de 0,41% de IMI em 2024, mais baixa que este ano, mas a mais alta entre os concelhos vizinhos.

Avatar

Publicado

em

Em 2024, a Trofa vai gerir um orçamento estimado em 84 milhões de euros. O documento foi aprovado pela Assembleia Municipal, que também viabilizou a redução do IMI e do IRC para pequenos negócios.

A Assembleia Municipal da Trofa aprovou por maioria, com abstenção do PS e PAN, o orçamento para o próximo ano. O documento apresenta um valor de 84 milhões de euros, dos quais 38 milhões estão alocados a despesas correntes e 42 milhões às despesas de investimento.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Trofa e responsável pelas finanças, António Azevedo, referiu que o orçamento está “muito virado para as pessoas” e tem como “eixos estratégicos” a promoção da inclusão social, da instalação de atividades económicas, da mobilidade sustentável e da sustentabilidade ambiental, a qualificação do ambiente urbano e promoção da vivência urbana, a potenciação do património cultural e histórico e do empreendedorismo e cidadania ativa.
Outra das “apostas” do Município para 2024 será “a habitação” e a prova está na aprovação do direito de preferência de um prédio na Rua Soares dos Reis, em Finzes, S. Martinho de Bougado, cujo objetivo passa por disponibilizar as habitações “a preços controlados”, referiu António Azevedo.

Publicidade

IMI na Região em 2024
Trofa: 0,41%
Santo Tirso: 0,30%
Vila do Conde: 0,30%
Vila Nova de Famalicão: 0,34%
Maia: 0,355%

Quanto aos impostos, a grande novidade vai para a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de 0,43% para 0,41%. O autarca assume “o compromisso feito o ano passado” de baixar a taxa. O IMI familiar, que beneficia agregados com dependentes, também vai aumentar as majorações. Para famílias com um dependente, a redução do imposto é de 30 euros (mais dez euros que em 2023), para agregados com dois dependentes, a descida será de 70 (mais 30) e para quem tem a cargo três dependentes, o IMI sofrerá um corte de 140 euros (mais 70).
Esta medida, aprovada pela unanimidade da Assembleia Municipal, representará, segundo António Azevedo, “uma diminuição da receita da Câmara entre 250 mil a 300 mil euros”.
Foram também aprovadas por unanimidade as taxas de IRS, que se manterá nos 4,8%, e da derrama, que continua a 1,5% para as empresas, à exceção dos negócios com volume de negócios até 150 mil euros, que terão uma taxa de 0,75%.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Trofa fez saber ainda que o pavilhão que serve de Centro Logístico e Operacional, situado em Lantemil, junto à conhecida “curva da morte”, foi adquirido e que o objetivo de “acabar com as rendas” na autarquia está quase a ser concretizado.
A Assembleia Municipal da Trofa aprovou ainda, com a abstenção do PS, a repartição de encargos, por mais do que um ano económico, relativos à aquisição de serviços de execução do futuro Centro Cultural da Trofa.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...