quant
Fique ligado

Edição 599

APPACDM celebrou Dia da Pessoa com Deficiência

Avatar

Publicado

em

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se a 3 de dezembro mas a APPACDM da Trofa já o assinalou. “Coração d’ouro”, de Gisela João, foi o tema que colocou no meio da pista improvisada dois utentes da APPACDM, numa dança que aqueceu os corações dos que assistiram ao momento.
Durante todo o dia, os utentes da APPACDM Trofa mostraram as suas artes. Uns dançaram, outros declamaram poesia e outros apoiavam e aplaudiam orgulhosamente os colegas. Quem por lá passou foi testemunha de que a felicidade é feita de pequenos momentos.
Além dos momentos de poesia de expressão corporal, promovidos pelos jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e de jovens com paralisia cerebral, e do Grupo Folclórico da instituição trofense, estiveram também expostos trabalhos levados a cabo pelos utentes, cuja compra reverte a favor da instituição, e que continuam disponíveis para venda nas instalações da associação. Apesar de terem trabalhos suficientes para expor numa loja, é-lhes financeiramente impossível o aluguer da mesma, mas a diretora pedagógica da AAPACDM da Trofa, Conceição Leitão, ainda tem esperança “que um dia apareça uma alma caridosa e que diga que tem uma lojinha” que possam usar para vender os seus produtos. “Melhores dias virão”, desabafou a diretora, que considera que “quanto mais luta houver, melhor sabe o sucesso”.
Um dia de muita atividade e que serviu “para lembrar as pessoas que (a associação) está presente, viva e de boa saúde”, afirmou Conceição Leitão. “Às vezes, boatam-se coisas que não têm razão de ser. Estamos com dificuldades mas de boa saúde, para continuarmos o nosso trabalho com força e muito amor a servir estes jovens que bem precisam de todos nós”, acrescentou.
Na antecipação das comemorações do dia dedicado à pessoa com deficiência, “todos, mormente das suas dificuldades, têm lugar nas atividades”. E são-lhes reconhecidos muitos talentos. “Temos tido feedback muito positivo de pessoas que não conheciam o nosso trabalho e que ficam admirados de os nossos jovens os fazerem”, afirmou Conceição Leitão, que se sente entristecida quando “pessoas da Trofa não conhecem o trabalho da APPACDM”.
O dia 3 de dezembro é, em particular, dedicado à pessoa com deficiência. Mas há quem o viva diariamente dedicando-lhes a atenção que precisam. “‘Vale a pena porque a alma não é pequena’ e a nossa alma queremos que cresça a cada dia que trabalhamos com estes jovens. E cresce. São eles que com os seus sorrisos e abraços e com este trabalho nos dão força para continuarmos”, assegurou a diretora pedagógica da APPACDM da Trofa, que, garante, “é o amor, a paciência e a persistência que temos que trabalhar com estes jovens. Pode demorar um dia, uma semana, um mês até anos mas conseguimos”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...