quant
Fique ligado

Edição 599

Trofense vence audição em Zurique

Avatar

Publicado

em

“Quando me deram os resultados eu nem queria acreditar. Foi a prova mais dura e fria da minha vida, mas o resultado foi também o melhor da minha vida”. Marco Rodrigues venceu a audição para 2.º e 3.º trombone na Orquestra da Tonhalle-Zürich. A estudar na Zurcher Hochschule der Kunste (Universidade de Artes de Zurique) na classe de Trombone do professor David Bruchez, o jovem, de S. Martinho de Bougado, afirmou que vencer esta audição “significou muito” para si, sendo que isto “era tudo o que podia querer neste momento” e que se encontra “a viver um verdadeiro sonho”. Além disso, o músico sente-se “recompensado”, porque “nunca tinha estudado tanto para uma prova”. “Fiz a preparação com o professor David Bruchez (trombone solo da Orquestra Tonhalle-Zürich) e devo dizer que me sentia muito seguro com tudo o que podiam pedir”, completou.
A Orquestra da Tonhalle-Zürich é considerada por Marco Rodrigues como “uma das grandes orquestras da Europa”. Por isso, “mal soube” que existia esta vaga para 2.º e 3.º trombone decidiu “imediatamente concorrer”. “É um excelente trabalho e já ia estar em Zurique, nesta altura, a estudar”, justificou.
O jovem trofense sabia de antemão o “enorme desafio” que iria ter, uma vez que o seu instrumento é “trombone-tenor” e que “não sabia se em apenas três meses iria conseguir obter o que era preciso para tocar trombone baixo a um bom nível”.
A audição decorreu ao longo dos dias 24 e 25 de novembro, para a qual o músico teve que preparar “peça standard do repertório de trombone e uma enorme lista de excertos orquestrais para trombone tenor e trombone baixo”. O primeiro dia de provas era para concorrentes que “não tinham qualquer experiência como músico de orquestra profissional”, na qual participaram sete pessoas, incluindo Marco. “Esta fase foi um choque para mim, porque era a minha primeira prova para uma orquestra profissional. Principalmente pela frieza que é uma prova com cortina”, referiu, explicando que o júri se encontrava atrás de uma cortina, localizada no meio da plateia, onde os músicos apenas eram tratados pelo seu número e “não era permitida a troca de palavras”.
Marco foi o único selecionado para a audição principal, tendo ido para casa para “dormir mais cedo”, uma vez que precisava de se “levantar muito cedo” para “aquecer” e prestar prova pelas 9.30 horas. Mas o jovem “não conseguiu dormir nada” e prestou provas “totalmente de direta”. Na primeira ronda, apenas passaram sete dos 19 candidatos. E apesar de a dificuldade ir aumentando, para Marco a segunda ronda foi “bastante melhor”, pois já conseguia ver o júri, que era constituído por “30 a 40 elementos” da Orquestra e o maestro. A última ronda seria de “trombone baixo”, onde os dois candidatos tinham que “tocar três excertos”. “Foi a mais difícil, pois não estava na ‘minha praia’, que é trombone tenor. Contudo, sabia que me tinha preparado muito bem. A prova correu-me muito bem. Aliás, não podia ter corrido melhor. Mesmo se não ganhasse, ia ficar feliz porque dei o meu melhor”, contou

Trabalhar na Orquestra só em fevereiro

Publicidade

Marco Rodrigues está “ansioso” para começar a trabalhar nesta “incrível Orquestra”. Mas isso só vai aconteceu em fevereiro, uma vez que já tinha agendados recitais na Casa da Música, a 2 de janeiro, e em Oslo, na Noruega, entre os dias 20 e 22 de janeiro. “Após a prova, consegui perceber o ambiente da Orquestra e o tipo de pessoas que temos na secção de metais. São ídolos quando os oiço a tocar, mas fora disso são pessoas extremamente amigáveis e divertidas. Com pessoas destas e uma Orquestra de tão grande nível é impossível esperar algo mau”, terminou.
Com 18 anos, Marco Rodrigues venceu, este ano, a International Trombone Association, a categoria de Trombone Superior do Prémio Jovens Músicos e a grande final do Prémio Jovens Músicos. Foi ainda galardoado com o EMCY – Prémio da União Europeia das Competições Musicais de Jovens.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...