quant
Fique ligado

Edição 577

Ano de catequese com “balanço positivo”

Avatar

Publicado

em

Com o verão a bater à porta termina mais um ano de catequese. Como já vem sendo hábito, organizou-se, em S. Martinho de Bougado, a festa do final da catequese. O pároco Luciano Lagoa apela para que esta festa de encerramento da catequese “não seja um ir para casa, mas sim procurar viver de outra maneira esta nova etapa”, esperando que “a vivência da Eucaristia também seja uma realidade e que haja uma presença contínua e ativa, mesmo em tempo de férias”. Apesar de Luciano Lagoa desejar “mais participação na Eucaristia”, porque “catequese sem a Eucaristia é algo que não funciona,“o balanço é bastante positivo”. O pároco de S. Martinho de Bougado denota “um empenho muito grande dos catequistas e uma participação crescente e interessada dos pais”. Quanto aos mais novos, o pároco assume “não ter razão de queixa em relação à sua participação na catequese”. Para Filipe Machado, responsável pela catequese em S. Martinho de Bougado, esta festa, que envolve os catequistas, os cerca de mil catequisandos e os pais, “é a  prova de que a catequese está viva”.
“De uma maneira geral correu tudo bem. O contexto geral é positivo e de muita colaboração entre pais, catequisandos e catequese”, afirmou. Um ano depois, os objetivos foram “alcançados”, sendo que a principal missão da catequese “é por em comunhão o catequisando com Jesus Cristo”. “Ficamos contentes quando temos uma turma e os miúdos aparecem, interessam-se, rezam, entram em comunhão e fazem um percurso de catequese que é importante”, rematou o responsável. Embora se denotem algumas desistências na transição do terceiro para o quarto ano e na passagem do sexto ano, Filipe Machado assume que se tenta “contactar todas as crianças que não se matricularam” para atenuar esse número.
Depois da Eucaristia, animada pelos catequisandos, seguiu-se um lanche convívio, com muita dança e jogos tradicionais à mistura.
E, embora só agora se tenha encerrado um ano de catequese, já se pensa no arranque do próximo ano. A data aponta para o dia 24 de setembro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...