quant
Fique ligado

Edição 577

No Coronado, não há dois sem três cortejos

Avatar

Publicado

em

Na freguesia do Coronado, do lado de São Mamede, por estes domingos de Junho (12+19+26), revive-se a tradição dos cortejos, com o objectivo de angariar verbas para apoiar as obras do Salão Paroquial São José e da Residência Paroquial. Em 2015, tal já acontecera do lado de São Romão, para apoio às obras da Igreja local – e com muito sucesso!
No passado domingo, dia 12, estiveram em destaque as aldeias de Vila, Calçada, Outeiro, Breto, Fontes, Covelo, Ameal e Bairro. Deste primeiro cortejo, na retina, ficam os carros “decorados” com o Salão e Casa Paroquial, os Tanques do Covelo, o Monte das Cruzes, a Escola Primária e o Fontanário de Vila – fantásticos, sim senhor! O inigualável Lázaro – carismático cidadão do Coronado – desfilou em modo santificado, qual Santo António, naquele que foi um dos “quadros” mais assinaláveis de um evento marcado por muita animação e bastante público. Até São Pedro esquentou, com sol-de-trovoada.
No próximo domingo, dia 19, avançam as aldeias do Norte, a saber: Mendões, Louredo, Casal, Pereiró, Soeiro e Paiço. Depois, dia 26, terceiro e último cortejo, com as aldeias mais a Sul: Feira Nova, Água Levada, Trinaterra, Vilar de Lila e Vilar.
Tudo isto implica muita entrega, dedicação e camaradagem dos participantes que, voluntariamente, nestes últimos três meses, têm dado o corpo ao manifesto e… siiiiga porque para a frente é que é o caminho e as tais obras do salão e casa paroquial são urgentes.
Mobilizar voluntários, organizar peditórios, ensaiar marchas, preparar os carros, rachar lenha, eu sei lá que mais. Gente interessada, resiliente, faz tudo isto e muito mais!
Antes, nem todos se conheciam ou falavam e, no final, redescobrem-se novos amigos. Até por isto, saliente-se o “positivismo social” da coisa.
Os senhores políticos do Bloco Central Alargado muito têm a aprender com estes salutares exemplos de cidadania pró-activa!
Alguns dos associados e voluntários da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC) estão a participar nesta lufa-lufa. Por exemplo, no plano da “lenha”, no abate e recolha de madeira, sobretudo, eucaliptos e austrálias – para venda em toros ou achas. E, a pretexto da nossa matriz ambientalista, ui, sabe tão bem livrar o Coronado de algumas dezenas de toneladas destas espécies invasoras. Ora, até na defesa e promoção da floresta autóctone, os cortejos acenam uma bandeira assim a modos que ecológica. O concelho da Trofa, com área florestal pintada de eucaliptos e afins, bem precisaria de muitos “cortejos”. Em Covelas, para travar aquele descarado desastre ambiental, não chegariam 500 cortejos. A rapaziada das celuloses e os cegos proprietários não iriam gostar da ideia!!!
Já agora, ou melhor, no próximo domingo, dia 19, no segundo cortejo, a APVC vai homenagear o Ti’ Joaquim Africano, figura marcante da história da nossa terra (Mendões, 1907-1983). O último grande burriqueiro do Coronado! Celebramos o homem, o pantomineiro e também o seu inseparável Burro – um asinino inteiro e diga-se que até é célebre aquele episódio do animal ter fugido para Folgosa da Maia, atrás de uma burra em cio. Ah, malandros!
Etnografia, Ruralidade, Cultura e Cidadania, quatro pilares bem vincados na recriação de tradições, usos e costumes das Gentes do Coronado. Ainda faltam dois cortejos, dois. E antes que os buracos das nossas estradas virem tra(d)ição, venha, venha ver!
Vítor Assunção e Sá | APVC
+ facebook.com/valedocoronado
+ valedocoronado.blogspot.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...