quant
Fique ligado

Edição 508

Altronix é a melhor empresa da Trofa para se trabalhar

Avatar

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo, a Altronix – Sistemas Eletrónicos foi considerada como uma das “100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal”, tendo, este ano, subido mais de 30 posições, ocupando o 54.º lugar. 
Para conquistar este prémio, Rui Fonseca, diretor executivo da Altronix, considera que é necessário “um trabalho contínuo de um grupo de pessoas”, existindo “uma forte componente de todos os colaboradores se envolverem no processo” e de “darem o seu contributo para ele”. “Existe uma envolvência o ano inteiro, que vai ter vários tipos de projetos, em que cada colaborador tem a sua importância ao longo do ano. Todos devemos estar orgulhosos dessa posição. Algo que há uns anos para nós, honestamente, seria impensável e estarmos lá é de todo gratificante. Vamos continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais esse ranking, mas acima de tudo fazer com que as pessoas se sintam bem e motivadas a fazer um trabalho melhor e a inovar mais, no sentido de elevar também a Altronix enquanto empresa, dentro daquilo que é a comunidade onde estamos inseridos e fazer o nosso pequeno papel enquanto empresa“, acrescentou.
Através do preenchimento de um inquérito para concorrer a este ranking, os 22 colaboradores salientaram que a empresa promove momentos de encontro informais. 
Já Sandra Rente, responsável de comunicação e marketing, denotou que este é “um prémio de todos“, tendo que “haver um grau de compromisso entre todos, o acreditar nos valores da empresa e o de estarem todos envolvidos”. “ Na empresa vão-se criando formas e atividades para que este grau de compromisso seja cada vez mais enraizado. Podemos destacar os nossos dias comemorativos diferentes, como o Carnaval, o dia de verão, o aniversário da Altronix e de cada colaborador. Ou seja, a Altronix tem uma preocupação em que os colaboradores se sintam importantes, porque na realidade o são e isso acho que nos tem ajudado a que o grau de compromisso entre todos tenha crescido e nos tenha feito chegar à posição que estamos atualmente“, denotou.
Em janeiro de 2014, a Altronix inaugurou a ampliação das instalações, que passou para o dobro, tendo melhores condições de trabalho e a fun zone, que está equipada com uma biblioteca, televisor, jogos e zona de refeição, com um frigorífico e microondas. Sandra Rente “acredita“ que estas melhorias “tenham influenciado” a subida de mais de 30 posições na tabela.Contudo, a responsável de comunicação e marketing referiu que, apesar de “gostarem de receber os prémios, mais importante é a existência do grau de compromisso e dos colaboradores se sentirem bem e motivados”. “Tudo o que implementamos e as práticas que fazemos não é com o objetivo de ter este prémio. Primeiro, o objetivo tem que ser o bem-estar dos colaboradores, de se sentirem motivados e felizes, porque serão melhores colaboradores“, afirmou.
A par deste galardão, a Altronix recebeu, pela quinta vez consecutiva, o prémio PME Excelência. O que é “um motivo de orgulho enorme” para Rui Fonseca, pois “representa muito trabalho de todos ao longo do ano”, com “uma componente financeira e económica muito forte”. “Para se estar nas PME Excelência temos de mostrar rácios de sustentabilidade financeira elevados e a Altronix tem tido a sorte de ser distinguida com esse prémio, porque todos os dias trabalhamos para que isso possa acontecer: fazer bons negócios com os nossos clientes, ajudá-los a crescer, mas também criando riqueza para a empresa. Só dessa forma é que é possível investir cada vez mais em inovação, tecnologia, investigação e desenvolvimento, e ter também os nossos colaboradores com boas condições para exercer esse trabalho“, concluiu.

Como concorrer às “100 Melhores Empresas para Trabalhar”

Segundo a metodologia apresentada pela revista Exame, para participar neste estudo todas as organizações com um mínimo de dez colaboradores, públicas ou privadas, a operarem em território nacional podem fazê-lo.
A eleição das 100 Melhores Empresas consistiu na combinação de duas componentes de análise, que, em conjunto, determinam o grau de compromisso. A primeira componente resulta da resposta a um questionário totalmente confidencial, lançado pela Accenture, a todos os colaboradores de cada uma das organizações participantes. O questionário, que pode ser respondido online ou em papel, é constituído por 84 perguntas e permite aferir, quantitativamente, o grau de satisfação dos colaboradores em relação à sua organização. A segunda componente prende-se com a análise qualitativa das práticas de gestão de capital humano seguidas pelas organizações.
Para que uma organização seja candidata a entrar no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar necessita ter no mínimo 60 por cento de grau de compromisso.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...