quant
Fique ligado

Edição 690

Rotary homenageia Chefe Alfredo

Avatar

Publicado

em

É norma dos clubes rotários homenagearem, dentro da comunidade em que estão inseridos, individualidades com provas dadas durante a vida. Na Trofa, não é exceção, e, este ano, o Rotary decidiu distinguir a dedicação de Alfredo da Costa Azevedo, mais conhecido por Chefe Alfredo, à causa dos escuteiros.

“É um homem que merece todo o nosso respeito e admiração, pelo trabalho que desenvolveu em prol da juventude”, salientou António Sousa, presidente do Rotary Clube da Trofa, após a homenagem realizada a 25 de março, no Restaurante Julinha, em Santiago de Bougado.

Publicidade

Alfredo Ferreira nasceu a 30 de março de 1938, em S. Martinho de Bougado, e aos nove anos, por influência do irmão, ingressou no Corpo Nacional de Escutas, como lobito. Por diversas circunstâncias e por ser um jovem de convicções fortes, Alfredo Ferreira acabou por deixar o escutismo, aos 15 anos. Em 1972, o Agrupamento “estava reduzido a 12 escuteiros e dois dirigentes”, cerca de menos 20 elementos do que quando deixou o movimento. Em conversa com o amigo, Júlio Rodrigues, Alfredo sentiu que devia “ajudar” e, juntamente com ele, regressou, no ano seguinte.

“No espaço de um ano, tínhamos cerca de cem elementos e o Agrupamento, a partir daí, passou a estar representado em todos os acampamentos onde era convidado, nacionais, regionais e estrangeiro”, contou em entrevista ao NT.

Logo nesse ano, o Agrupamento de S. Martinho participou no acampamento nacional, em Leiria, e assim tem sido desde então.

Chegado a chefe, Alfredo Ferreira sempre se fez acompanhar de um sonho, a construção da sede, concretizado em 2015. Alfredo Ferreira saiu da direção em 2004, mas manteve-se nos escuteiros por mais oito anos, ingressando posteriormente na Fraternidade Nuno Álvares (FNA).

Interact reativado

A noite ficou ainda marcada pela reativação do Interact Clube da Trofa, uma extensão do clube rotário mais direcionado para os jovens, sob a liderança de Francisco Pontes.

António Sousa aproveitou a cerimónia para apelar à participação na caminhada solidária que o Rotary vai promover, a 28 de abril, com vista à angariação de fundos para a compra de vacinas para a prevenção da poliomielite, doença que afeta crianças, principalmente no Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...