quant
Fique ligado

Edição 592

Bárbaros

Avatar

Publicado

em

Quem acompanha a imprensa nacional, vai conhecendo os diversos colunistas, as suas tendências políticas e respectivas agendas. Já sabemos que, à segunda, escreve fulano x e à quinta, fulano y. Entretanto, com o tempo vamos seguindo uns e, muitas vezes por uma questão de higiene, deixamos de ler outros. E depois temos Moreira da Silva (MS) que escreve neste jornal. Seguindo a linha de César das Neves, Alberto Gonçalves (ambos do DN) ou João Miguel Tavares (Público), MS acorda todos os dias a pensar no que a famosa geringonça andou a fazer de noite. Acordou com um resfriado? Culpa da geringonça que deixou a janela aberta. Está a chover? Malditos meteorologistas da geringonça. O café não presta? Já sabemos de quem é culpa.
Em artigo publicado na edição nº 589, com o título de “A «Geringonça» tem chafurdado de mais na sua própria mediocridade”, começa logo com um problema de divã: precisa de ir para terapia duas vezes por semana para ultrapassar a criação da geringonça (além da terapia, tem de ler todos os dias a Constituição, mas esta parece que queima).
Entretanto, MS entra numa deriva mirabolante chamando à colação a moral e a ética para no fim andar tudo a chafurdar. Não percebi – o problema deve ser meu, confesso. Depois entram os malabaristas, como no circo, para explicar, de um modo muito próprio, a reposição de salários e direitos. Bem, antes malabaristas do que palhaços.
Dando asas ao seu delírio, MS usa todas as parangonas de um tablóide na sua argumentação, tendo como expoente máximo a passagem onde fala da compra de carros topo de gama pagos com o dinheiro de todos nós, sem esquecer o habitual ataque aos partidos políticos. O importante é misturar tudo, de preferência com argumentos básicos e primários.
Preocupante mesmo acaba por ser a mistura da retórica do enxofre com um certo populismo que ganha cada vez mais expressão na Europa e nos EUA.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...