quant
Fique ligado

Edição 547

Município homenageia santeiros

Avatar

Publicado

em

De forma a comemorar o seu 17.º aniversário, o Município da Trofa atribuiu galardões municipais aos santeiros que ainda exercem a sua atividade. Comemorações prosseguem até este domingo, 22 de novembro.

Alberto Vieira de Sá (escultor), Boaventura Pereira de Matos (pintor), Fernando Duarte Ferreira (pintor), Jorge Manuel Costa Brás (escultor), Augusto Manuel Ferreira (escultor), Manuel Ferreira dos Santos (escultor), Zacarias Santos Tedim (escultor), Mamede Bianchi Thedim (escultor), Manuel António Sousa Moreira (escultor) e Altino Oliveira (escultor). Estes foram os homenageados durante a sessão solene do 17.º aniversário do Município da Trofa, que lhes atribuiu a medalha de Mérito Cultural – Grau Ouro, por ainda exercerem, atualmente, a sua atividade.

Publicidade

Como já vem sendo habitual, a sessão solene evocativa, que se realizou no edifício Fórum Trofa XXI, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, homenageia as figuras que marcam a história, a arte e a cultura do concelho e contou com a presença de Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, João Velez de Carvalho, presidente da Metro do Porto, e Melchior Moreira, presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A sessão ficou ainda marcada pela entrega de uma lembrança simbólica ao filho de Lima Carneiro, que dá o nome a um dos parques da cidade.

Mas o dia do aniversário do Município começou de manhã, com o hastear das bandeiras, no Paços do Concelho, seguindo-se a missa solene na Igreja Paroquial de Alvarelhos.
Já o sábado, 21 de novembro, é dedicado à cultura, com a realização, pelas 9.30 horas, do seminário “História, Património e Desenvolvimento – Contributos para reforçar o papel dos bens culturais como elementos determinantes para um crescimento sustentado”, no auditório da Junta de Freguesia de Bougado (polo Santiago), com a participação de Isabel Vaz de Freitas com o tema “As potencialidades culturais e patrimoniais da Trofa: um concelho em descoberta” e de José Manuel Alves Tedim com o painel “Nicolau Nasoni: o arquiteto e a sua obra”, ambos da Universidade do Porto. Pelas 14.30 horas há a inauguração da exposição “A Igreja Paroquial de Santiago de Bougado”, na Casa da Cultura, que culmina com uma visita guiada à Igreja de Santiago de Bougado, classificada como Imóvel de Interesse Público. Já pelas 21.30 horas decorre a apresentação do projeto “Sons Urbanos”, no salão polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

As comemorações terminam no domingo, com folclore nos Parques, pelas 15 horas, com a atuação do Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, do Rancho Folclórico de Alvarelhos, do Rancho das Lavradeiras da Trofa e do Rancho Folclórico da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...