quant
Fique ligado

Espetáculos

Ney Matogrosso Coliseu do Porto Foto-Reportagem

Avatar

Publicado

em

Na noite de sábado, um Coliseu do Porto esgotado em todos os setores recebeu com entusiasmo o brasileiro Ney Matogrosso e a sua digressão de comemoração dos 40 anos de carreira. Atento aos Sinais, que também dá nome ao álbum mais recente do artista, arrancou em Fevereiro no Brasil, e em Portugal passou pelos Coliseus, em Lisboa e Porto.

Ney Matogrosso, um Homem com H, enche sempre qualquer palco onde atua, com as suas poses sensuais e por entre danças que são uma expressão de libertação carnal. E a noite de ontem não foi exceção. Com vestes muito reveladoras, este senhor de 72 anos, que fará certamente inveja a muitos “jovens” de 40, pela energia e forma física que o caraterizam, destilou sensualidade e intensidade ao longo de toda a atuação. Um dos ícones maiores da música brasileira, cujos atributos vão para além das artes de ser cantor, Ney Matogrosso é um verdadeiro artista, e por isso, mais do que falar de um concerto, falamos do espetáculo a que assistimos. Muito seguro em palco, na performance e na voz, ofereceu ao público movimentos recheados de sensualidade, encenados mas sempre intensos e autênticos, que tornaram as músicas por ele interpretadas ainda mais maravilhosas. Temas como Rua da Passagem, Incêndio nas Ruas, Astronauta Lírico, Roendo as Unhas, Poema e Ex-Amor fizeram a delícia de quem o via e ouvia.

Publicidade

Deliciadas estariam certamente as duas fãs que subiram os degraus na frente de palco para se aproximarem de Ney Matogrosso. Uma delas terá transportado, no abraço que deu ao artista, a vontade de muitos que com iphones e ipads registavam os seus momentos de eleição.

Um espetáculo repleto de sonoridades pop, rock, blues e samba e com um belíssimo cenário que em várias músicas se animou com a projeção de pequenos vídeos. Destaque para o figurino que não desiludiu, ou não fosse Ney conhecido pelo vestuário exótico e maquilhagem exuberante, os quais usa e abusa.

A direção musical da tournée cabe a Sacha Amback e o cenário é criado por Luis Stein e Milton Cunha. Ocimar Versolato (parceiro de Ney desde 1994) assina mais uma vez o figurino, juntamente com Milton Cunha e Marta Reis. Ao longo da tournée Ney Matogrosso tem-se feito acompanhar de vários músicos como Sacha Amback, Marcos Suzano e Felipe Roseno, Dunga, Mauricio Almeida, Mauricio Negão, Aquiles Moraes e Everson Moraes, que se distribuem por entre instrumentos de percursão e de sopro, guitarras e baixos. 

Texto: Joana Vaz Teixeira
Fotos: Miguel Pereira

Fotogaleria (clica nas imagens para aumentar)
{phocagallery view=category|categoryid=59}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...