quant
Fique ligado

Trofa

20 anos – Muro não esquece promessa e vai lembrar Governo que linha do metro ainda não foi construída

No dia que marca as duas décadas da desativação da linha de comboio, movimento cívico “Metro para a Trofa Já!” volta a dinamizar uma iniciativa, desta vez, numa “cerimónia simples”, para relembrar o Governo que o projeto continua sem sair da gaveta.

Publicado

em

Esta quarta-feira, assinalam-se 20 anos que o comboio passou pela última vez na freguesia do Muro. Para o seu lugar, prometeu o Governo na altura, viria a modernidade em forma de metropolitano, através da extensão da linha verde, que ligaria o ISMAI ao interface rodoferroviário da Trofa.

Os anos foram passando, a primeira fase da extensão – na qual figurava o projeto da Trofa – foi dada como concluída, e a linha de comboio continuava sem serventia nem substituição. Houve memorandos de entendimento, concursos públicos lançados e logo a seguir anulados, boicotes eleitorais (aqui e aqui), adiamentos, idas à Assembleia da República para aplaudir a aprovação de recomendações ao Governo e projetos de resolução para a concretização da obra (aqui e aqui), mais adiamentos e… nada.

Boicote eleitoral e manifestação no Muro, em 2011
Boicote eleitoral e manifestação, em 2014
População do Muro representada na Assembleia da República, em 2015

Na antiga estação da Muro, o estado de degradação do edifício histórico e o desleixo da concessionária pelo antigo canal são sinais da inação governamental, apesar de supostos avanços, entretanto promovidos pelo Conselho Metropolitano do Porto, e “alternativas” amigas do ambiente anunciadas pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Antes do primeiro confinamento, em 2020, o movimento cívico “Metro para a Trofa Já” convocou uma manifestação que pretendia mobilizar milhares de pessoas, exigindo a instalação da linha do metro.

Anúncio da manifestação que ia acontecer em março de 2020

A pandemia obrigou ao adiamento da ação de protesto, que prometia “encher de pessoas a Estrada Nacional 14”, e o assunto acabou por esmorecer ao longo destes dois últimos anos.

Agora, no ano que marca as duas décadas de promessa incumprida, o movimento volta a dinamizar uma iniciativa, desta vez, numa “cerimónia simples”, para relembrar o Governo que o projeto continua sem sair da gaveta. A concentração está marcada para esta quarta-feira, às 17h00, junto à antiga estação do Muro.

“Durante esta cerimónia, será lida uma Carta Aberta que pretende recordar os vários episódios e reveses que este processo já teve ao longo destes últimos 20 anos e apresentar as razões, devidamente fundamentadas, pelas quais reivindicamos a concretização da ligação de Metro do ISMAI à Trofa”, escreveu o movimento na rede social Facebook.

Continuar a ler...

Trofa

Exposição sensibiliza para igualdade de género

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição.

Publicado

em

Por

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição. Trata-se de uma mostra fotográfica, denominada “Na pele d@s ≠ ´s”, um projeto da Câmara Municipal da Trofa integrante do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND). “Sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade de género e não discriminação, procurando combater a reprodução das desigualdades e promover comunidades mais justas, inclusivas e democráticas” é o objetivo da exposição.
A inauguração está marcada para as 15h00 de 6 de outubro e exposição podem ser vista até 31 de outubro.

Continuar a ler...

Desporto

Taça de Portugal – Trofense recebe o Famalicão

Publicado

em

Por

O Trofense vai receber o Famalicão no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

O sortei realizado da 3ª eliminatória, já contou com a participação dos clubes da Liga Bwin que, em caso de confronto com equipas de escalões inferiores, jogam fora de casa, ditando que que a equipa da Trofa jogara contra a equipa famalicense, numa elimiatoria agendada para os dias 15 e 16 de outubro, no estadio do CD Trofense.

Os jogos da 3ª eliminatória da Taça são:

Serpa – Gil Vicente
Fontinhas – Arouca
Mafra – Marítimo
Machico – Boavista
Valadares Gaia – Chaves
Caldas – Benfica
Felgueiras – SC Braga
Canelas 2010 – Vitória SC
Anadia – FC Porto
Oliveira do Hospital – Rio Ave
Trofense – Famalicão
Varzim – Sporting
Amora – Estoril
Tondela – Santa Clara
São Martinho – Casa Pia
Vitória FC – Paços de Ferreira
Penafiel – Vizela
Lank Vilaverdense – Portimonense
Vianense – Beira-Mar
Rabo de Peixe – Sertanense
Imortal – Farense
Académico de Viseu – Oriental
Tirsense – Leixões
Bragança – Pevidém
Montalegre – São João de Ver
Sanjoanense – Belenenses
Nacional – Oliveirense
Olhanense – B SAD
Pêro Pinheiro – Sporting Pombal
Dumiense – Real SC
Moreirense – Vilafranquense
Courense – Camacha

Liga Portugal 2 Sabseg: SC Farense, Moreirense FC, Leixões SC, B SAD, CD Mafra, FC Penafiel, UD Vilafranquense, CD Trofense, UD Oliveirense, Académico de Viseu FC, CD Nacional e CD Tondela.

Liga 3: Varzim SC, CDC Montalegre, AD Sanjoanense, FC Oliveira do Hospital, CF Os Belenenses, Caldas SC, Amora FC, Canelas 2010, São João de Ver, Real SC, Lank Vilaverdense, Vitória Futebol Clube, FC Felgueiras, GD Fontinhas e Anadia FC. 

Campeonato de Portugal: Pevidém SC, FC Serpa, SC Vianense, GD Bragança, Imortal Desportivo Clube, SC Olhanense, SC Beira-Mar, FC Tirsense, CA Pero Pinheiro, Valadares Gaia FC, AR São Martinho, CD Rabo de Peixe, Dumiense CPJ, AD Machico, AD Camacha e Sertanense FC.

Publicidade

Distritais: SC Courense, Clube Oriental de Lisboa e SC Pombal. 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);