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Edição 584

Petição para exigir intervenção urgente em pontes que estão “a ruir” no Muro

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Álvaro Neves viveu “15 anos” na freguesia do Muro. Mais precisamente, “a cem metros” da estação de comboios, que deixou de ter serventia desde 2002, quando os carris foram desmantelados e o meio de transporte retirado com a promessa política de que para aquele lugar viria o metro. Mas metro nem vê-lo e, sem alternativas, Álvaro sentiu-se forçado a sair do Muro. “Eu e muitas centenas de pessoas”, recorda.
Apesar de, hoje, não residir no concelho da Trofa, Álvaro Neves acompanha de perto todos os capítulos da saga “Metro até à Trofa” e, por conseguinte, os avanços e recuos do processo que deixou algumas freguesias sem mobilidade. “Sinto bem as dificuldades que a região está a passar desde que o comboio foi suprimido”, contou ao NT, quando contactado para explicar a razão de ser o primeiro subscritor de uma petição que exige uma intervenção urgente no antigo canal.
Este abaixo-assinado não tem o mesmo conteúdo que o outro, levado a discussão à Assembleia da República em 2011, porque não tem que ver, diretamente, com a construção da extensão da linha Verde desde o ISMAI até à Trofa, mas sim com a salvaguarda do património afeto ao antigo canal. O subscritor, desagradado com as últimas notícias que dão conta do desinteresse do Governo em avançar com a obra, decidiu “arranjar maneira de pressionar as entidades responsáveis”, nomeadamente a empresa Metro do Porto, que tem a jurisdição do troço, para que faça um estudo sobre a segurança das pontes.
“Uma vez que nunca houve qualquer intervenção de fundo, foram-se agravando as condições estruturais das duas pontes que cruzam o canal da linha na zona do lugar da Carriça e da que cruza a linha na zona do cemitério do Muro, com fissuras enormes nas junções, infiltrações de água nos pilares, aumentando exponencialmente a probabilidade de ruir por causa da degradação a que estão votadas”, pode ler-se na petição. Álvaro Neves reitera que “está em causa a segurança das pessoas que por lá passam”.
A petição coloca a nu ainda um problema de saúde pública: “Há imensos anos que se convive com a escorrência, ao longo do canal da linha que passa junto a habitações, de águas residuais compostas por dejetos humanos e animais de vacarias que existem nas imediações”.
Álvaro Neves considera que “se a Metro do Porto considera que não deve avançar com o metro, pelo menos tem de se responsabilizar pelas infraestruturas do antigo canal”, incluindo “a estação”.
Além da petição na internet (www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT82282), corre uma outra de assinaturas presenciais na freguesia do Muro, que esta semana tinha ultrapassado as 200 subscrições. Álvaro Neves espera ter as suficientes para levar o assunto à Assembleia da República “em setembro”.

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