quant
Fique ligado

Trofa

Associação procura voluntários para ajudar integração social de famílias refugiadas na Trofa

Os voluntários que irão integrar as Equipas de Proximidade destas cidades devem estar disponíveis entre os meses de maio e dezembro de 2022, dedicando cerca de 3 horas semanais ao projeto.

Avatar

Publicado

em

A Associação de Desenvolvimento MEERU | Abrir Caminho está a recrutar voluntários para o Projeto MEERU APROXIMA, queiram ajudar a combater o isolamento social e promover o envolvimento comunitário das famílias migrantes, refugiadas e requerentes de asilo que vivem na Trofa, Vila Nova de Gaia e Braga.

As candidaturas estão abertas até 4 de março e podem ser feitas aqui. A MEERU disponibiliza ainda um Guia de Candidatura para esclarecer todas as dúvidas. 

Publicidade

“Os candidatos devem viver nas zonas de Braga e Porto e serão elos fundamentais na construção de laços de afeto com famílias refugiadas que vivem nestas regiões”, explicou a associação, em comunicado.

O recrutamento envolve um programa de capacitação para o qual os candidatos devem estar disponíveis e que decorrerá em quatro fases. Após uma pré-seleção e entrevista, os candidatos irão participar em duas sessões de warm-up online, nos dias 16 e 24 de março pelas 21h15 e, posteriormente na Academia de Proximidade, em formato presencial, a realizar-se nos dias 26 e 27 de março e dia 2 de abril. No final, será feita a seleção dos voluntários e serão formadas as Equipas de Proximidade. Os voluntários que irão integrar as Equipas de Proximidade destas cidades devem estar disponíveis entre os meses de maio e dezembro de 2022, dedicando cerca de três horas semanais ao projeto.

Os voluntários do projeto da Organização MEERU | Abrir Caminho já promoveram 474 encontros de proximidade, que têm como objetivo alavancar a autonomia, inclusão e participação na sociedade das famílias acolhidas através de um trabalho mobilizador para o diálogo intercultural.

“Eu vivi com eles uma amizade verdadeira. Eu deixei os meus amigos na Turquia e aqui não tinha ninguém, mas agora já tenho a mesma amizade que tinha na Turquia. E conto sempre com eles, sem hesitação em qualquer assunto. Eu vivi com eles a amizade que deixei na Turquia, mas Deus compensou-me com eles, cá em Portugal.” 

Testemunho de Ghufran Shlash, membro de uma família refugiada participante do MEERU Aproxima

Este projeto está a ser implementado em parceria com o Espaço T, AP Vila D’Este e Casa de Saúde do Bom Jesus – Congregação das Irmãs Hospitaleiras de Braga.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...