quant
Fique ligado

Edição 448

20 anos de Igreja Nova

Avatar

Publicado

em

 

Paróquia de S. Martinho de Bougado assinalou os 20 anos desde a bênção do altar da Igreja Nova com eucaristia e exposição com documentos, imagens do projeto e fotografias.

“Aos 20 de junho do ano da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo de 1982, procedeu-se, no lugar da Coroa, ao lançamento da primeira pedra da nova Igreja Paroquial de S. Martinho de Bougado, concelho de Santo Tirso. Presidiu a este ato, que se revestiu da maior solenidade, e benzeu a referida pedra, sua excelência reverendíssima o Senhor D. Armindo Lopes Coelho, bispo auxiliar da diocese, e a ele assistiram também, além do respetivo pároco, reverendíssimo padre Joaquim Ribeiro, o senhor presidente e mais vereadores da Câmara Municipal de Santo Tirso, as autoridades locais, a Comissão Promotora da construção da nova igreja e muito povo”. Este é o texto do auto da bênção e lançamento da primeira pedra da Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, cuja construção há duas décadas foi assinalada pela paróquia.

Foi celebrada uma eucaristia no dia 14 de novembro e colocada à disposição da população uma exposição, no interior do templo, com fotografias e documentos que retratam todo o processo.

Na mostra podem ver-se os projetos de arquitetura da igreja, fotografias de diferentes ângulos da construção, notícias publicadas na época e imagens da cerimónia da consagração do altar, que aconteceu a 14 de novembro de 1993.

As comemorações que assinalaram 20 anos desde a construção da igreja foram “singelas” e “vividas na intimidade da comunidade paroquial”, mas “muito significativas, sobretudo para fazer memória de muitas pessoas que colaboraram na construção”, sublinhou Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado. “Foi esse o sentido quer da celebração, para rezar por todas elas, sobretudo por aquelas que já faleceram, quer da exposição, numa evocação dos primeiros passos que esta igreja deu, dos projetos que foram feitos e do sonho das pessoas que compraram o terreno, entre elas o padre Ribeiro”, frisou.

Luciano Lagoa afirmou que as celebrações foram uma demonstração de “gratidão” àqueles “que estiveram envolvidos na realização deste sonho, que se foi concretizando pouco a pouco”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...