quant
Fique ligado

Edição 447

15 anos de elevação a concelho comemorados com valores locais

Publicado

em

 

Durante cinco dias, a Trofa vai estar em festa, com as comemorações dos 15 anos de elevação a concelho. Programa privilegia valor das associações e artistas locais.

A 19 de novembro, quinze anos se vão passar desde o dia em que milhares de trofenses desceram à capital portuguesa com um único desígnio: fazer da Trofa um concelho, com as oito freguesias da zona oeste de Santo Tirso. Pelas ruas de Lisboa, em frente à Assembleia da República e no seu interior, a conquista foi celebrada com emoção, ficando celebrizada por todo o país.

Como é tradição, a efeméride vai ser comemorada com pompa e circunstância no concelho, com a participação de associações e artistas locais, a partir do dia 15 de novembro. “Vida e Dança” é o espetáculo de dança, que vai fazer as honras de abertura do programa comemorativo. Na noite do dia 15, a partir das 21 horas, no pavilhão desportivo de S. Romão do Coronado os grupos Alvadance, Star Kids e Escola Passos de Dança vão mostrar as suas coreografias.

No dia seguinte, é o Clube de Slotcar da Trofa que vai animar o concelho, com a 1ª concentração de veículos clássicos e antigos, pelas 12 horas, junto à sede da associação. O passeio nas máquinas de quatro rodas está marcado para as 15.30 horas.

Pelas 15 horas, é inaugurada a exposição “Produção de Brinquedos Tradicionais em S. Mamede do Coronado”, na Casa da Cultura.

A música estará em destaque, às 18 horas, com um concerto da Banda de Música da Trofa, no auditório da AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave), e às 21.30 horas, com a atuação dos orfeões Santhyago e Honra e Dever de Vilar (Vila do Conde), na Igreja de S. Cristóvão do Muro.

Os Meninos Cantores do Município da Trofa sobem ao palco e ganham protagonismo com a cantata de Natal “Adoro Dezembro”, pelas 16 horas de 17 de novembro, na Igreja de Santiago de Bougado.

Publicidade

Numa atividade já tradicional por esta altura, os elementos da Câmara Municipal da Trofa vão visitar as escola do concelho durante o dia de 18 de novembro. ainda na area da educação, a cerimónia “Dia do Professor” e a entrega dos prémios de mérito, no auditório da Escola Secundária da Trofa, pelas 18.30 horas, encerram o programa daquele dia.

O ponto alto das comemorações acontece no feriado municipal, 19 de novembro, que começa com o hastear das bandeiras com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários da Trofa, na sede da autarquia, seguindo-se uma missa solene, na igreja matriz de S. Martinho de Bougado, pelas 11 horas.

Entretanto, das 10 às 13 horas, no Parque Dr. Lima Carneiro, e das 14.30 e as 17 horas, na Casa da Cultura, a autarquia promove passeios de charrete, em colaboração com a Confraria do Cavalo.

A entrega dos prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2013 está marcada para as 15 horas, na Casa da Cultura, numa cerimónia que será abrilhantada pela atuação da Orquestra de Violinos da Escola do Paranho.

Para as 17 horas está marcada a sessão solene, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa, com um momento musical interpretado pela Orquestra Ritmos Ligeiros. O dia termina com a vitela assada, pelas 19 horas, no recinto da feira e mercado da Trofa, numa festa que será animada pelo grupo “A Rapaziada”.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 447

Interculturalidade celebrada com almoço

Publicado

em

Por

 

A interculturalidade vai estar em voga na Trofa e no país, no dia 24 de novembro, com a iniciativa “Família do Lado 2013”. Promovida anualmente pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, a atividade visa o intercâmbio entre famílias trofenses e estrangeiras, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

“’Família do Lado’ é uma ação que se reveste de um cariz de proximidade entre famílias autóctones e imigrantes através da realização de um processo de construção de uma relação”, afirmou fonte da autarquia. A iniciativa culmina com um almoço, na casa das famílias aderentes, pelas 13 horas, para “a troca de culturas, costumas e tradições”.

Segundo a mesma fonte autárquica, esta atividade “é transnacional e desenrola-se desde 2004, contando com a participação de famílias de vários países nomeadamente Portugal, República Checa, Malta, Itália, Espanha, Hungria, Bélgica e Eslovénia, através da rede CLAII”.

Os interessados em saber mais da iniciativa podem contactar o CLAII, na Rua Conde S. Bento, Centro Comercial da Vinha, ou através do telefone 252 403 690.

Continuar a ler...

Edição 447

Vamos florestar a Trofa! E tu, vais ficar em casa?!

Publicado

em

Por

“Vamos florestar Portugal! E tu, vais ficar em casa?!”. O desafio é feito pela estrutura local do Amo Portugal, que convida os trofenses a passarem “para o lado da solução”, uma vez que os “problemas”, como “os incêndios florestais, a eucaliptização desenfreada, a exploração intensiva, a extração de inertes, as plantas invasoras, o abandono e o despejo ilegal de resíduos não são eternos”.

Nesse sentido, a organização está a preparar uma “manhã cheia de atividades” no dia 23 de novembro, onde vão ser plantadas “árvores autóctones, como Azinheira, Cerejeira-brava, Carvalho-português, Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Medronheiro, Zambujeiro, Sobreiro, Amieiro, Freixo, Borrazeira-negra, Salgueiro-branco, Ulmeiro, Amieiro, Freixo e Choupo-negro”.

“Já mais de meio Portugal se organiza para Florestar Portugal e a Trofa não é exceção”, avançou fonte da organização, convidando a comunidade trofense a registar-se como voluntário, através do sítio na estrutura local Trofa (http://www.amoportugal.org) ou através de e-mail para (amoportugal.trofa@gmail.com).

Para saber mais informações pode aceder ao blogue (http://amoportugal-trofa.blogspot.pt) ou à página do Facebook (http://www.facebook.com/amoportugaltrofa).

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);