quant
Fique ligado

Desporto

Vizela e Arouca indicados pela FPF para ascender à II Liga de futebol

Publicado

em

O Vizela (Série A) e o Arouca (B), os dois clubes que totalizavam mais pontos na altura da suspensão do Campeonato de Portugal, foram hoje indicados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para ascender a II Liga. O Arouca disputava a mesma serie que o CD Trofense

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

“Na época 2019/20, serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)”, anunciou a FPF, num comunicado publicado no seu sítio oficial.

De acordo com a FPF, “é manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar os dois clubes com acesso à II Liga”, pelo que “a Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos”.

Quando a competição foi suspensa, e depois dada por concluída, o Vizela liderava a Serie A, com 60 pontos, e o Arouca era o primeiro da Serie B, com 58, enquanto o Olhanense comandava a Série D, com 57, e o Praiense liderava a Serie C, com 53.

No comunicado de hoje, a FPF lembra que a sua direção “deu por terminadas, em 08 de abril, as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza” e que, na mesma data, decidiu que analisaria de que forma seriam “indicados os dois clubes” que ascenderiam à II Liga.

“O Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de abril, autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia Covid-19”, diz a FPF.

Publicidade

O organismo que superintende o futebol luso, recorda ainda que, em 24 de abril, “a UEFA indicou às federações que deveriam ter em conta o mérito desportivo sempre que não fosse possível terminar em campo uma competição”, e, seis dias depois, “o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga e a final da Taça de Portugal”.

A FPF lembra ainda que assinou com a Liga, em 01 de julho de 2016, “um contrato que estabelece, entre outros pontos, que ascendem à II Liga dois clubes do Campeonato de Portugal, em função do mérito desportivo”.

O Campeonato de Portugal é uma competição em duas fases. Na primeira, 72 clubes competem em quatro séries de 18 equipas. Os dois primeiros de cada série disputam, depois, um ‘play-off’ para encontrar os dois a indicar à II Liga.

A prova foi, no entanto, interrompida em março, quando faltavam disputar nove jornadas da primeira fase e todos os clubes se encontravam com o mesmo número de jogos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 239 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.023 pessoas das 25.190 confirmadas como infetadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Desporto

Manuel Alves motivado para a estreia no Circuito de Vila Real

Publicado

em

Por

Depois de um arranque de época promissor, em abril, no Circuito do Estoril, Manuel Alves está motivado para a segunda ronda do Kia Picanto GT Cup, que marca uma estreia absoluta para o jovem piloto da Trofa.

Apesar de já ter sido campeão nacional de Velocidade 1300 no Desafio ANPAC, e de já ter ganho corridas em diferentes pistas no Kia GT Cup, Manuel Alves nunca correu num circuito citadino, embora já tenha ouvido falar da exigência do traçado de Vila Real.

“Será uma novidade absoluta na minha carreira, mas claro que tenho noção da história e do caráter especial do Circuito de Vila Real”, afirmou o promissor piloto, que recentemente completou 19 anos de idade. “Começámos bem a época no Estoril e o objetivo agora é aprendermos bem a pista durante os treinos, conseguirmos um bom set-up e tentar lutar pelos primeiros lugares logo desde os treinos cronometrados, que poderão ser muito importantes num circuito com estas características. A equipa Veloso Motorsport já tem uma larga experiência em Vila Real e isso poderá ajudar”, referiu Manuel Alves, que chega à prova transmontana no 2.º lugar do Kia Picanto GT Cup.

As sessoes de qualificação do Kia GT Cup em Vila Real estão marcadas para sexta-feira, às 17h35. A Corrida 1 disputa-se no sábado, às 15h05, e a Corrida 2 no domingo, às 11h05.

Continuar a ler...

Desporto

TROFA DEBATE FUTURO DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DESPORTIVO A 3 DE JULHO

esafios, propostas de desenvolvimento futuro e diferentes perspetivas sobre a atividade desportiva de clubes e associações são os objetivos da segunda edição do Fórum.

Publicado

em

Por

A 3 de junho, a Câmara Municipal da Trofa organiza o II Fórum do Movimento Associativo Desportivo, no Auditório Fórum Trofa XXI.

Desafios, propostas de desenvolvimento futuro e diferentes perspetivas sobre a atividade desportiva de clubes e associações são os objetivos da segunda edição do Fórum.

Para além dos objetivos traçados pela Câmara Municipal da Trofa será um momento de análise da conjuntura atual do fenómeno desportivo, troca de conhecimentos e experiências e construção de sinergias de participação para mais e melhor desporto no Concelho da Trofa.

A sessão de abertura está marcada para as 09h30, com a participação do Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo. O primeiro tema em análise será a apresentação da “Carta Desportiva” por Sérgio Matos, Escola Superior Desporto e Lazer do Instituo Politécnico de Viana do Castelo.

O segundo tema estará a cargo de Sara Santos, CreativeLab, com o tema “Criatividade no Desporto”. “Desporto como projeto de inclusão social” será a temática de apresentada pela Escolinha de Rugby da Trofa.

A encerrar o Fórum, haverá espaço para uma tertúlia com os participantes sobre o projeto conjunto de desenvolvimento desportivo para o Concelho da Trofa.

Programa

Publicidade

9h30 – Abertura

9h45 – Carta Desportiva – Uma realidade em desenvolvimento –  Sérgio Matos | ESDL-IPVC | Gestão do Sistema Nacional de Informação Desportiva

10h30 – A Criatividade no Desporto – Programa Skills4Genius como Boa Prática de implementação – Sara Santos | CreativeLab | CIDESD | UTAD

11h30 – O Desporto como projeto de inclusão social – Escolinha de Rugby da Trofa

12h15 – Um projeto conjunto de desenvolvimento desportivo para o Concelho da Trofa

Debate aberto à participação das associações desportivas

Publicidade
Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também