quant
Fique ligado

Ano 2010

Via Sacra recriou Paixão de Cristo na Igreja Nova

Avatar

Publicado

em

via-sacra-s.martinho

via-sacra-s.martinho 

Cerca de quatro centenas de pessoas acompanharam a representação das cenas das últimas horas da Vida de Cristo, na Via Sacra organizada pelo grupo da catequese de S. Martinho de Bougado.

Previa-se uma longa caminhada entre a Igreja Nova da Trofa e a Capela Nossa Senhora das Dores mas, ao contrário dos anos anteriores, a ameaça de chuva impediu que a Via Sacra, organizada todos os anos pelo grupo de catequese de S. Martinho de Bougado, saísse às principais ruas da cidade.

Publicidade

Apesar do obstáculo meteorológico, perto de quatro centenas de pessoas integraram e acompanharam de perto a representação das cenas das últimas horas da Vida de Cristo, na cerimónia que teve como palco a Igreja Nova da Trofa.

Ainda que não tenha sido atingido o objectivo de “envolver mais população ao nível da participação pelas ruas da cidade da Trofa, o pároco de S. Martinho de Bougado, padre Luciano Lagoa, garantiu ao NT que o principal propósito foi “plenamente conseguido: “envolver a juventude e a adolescência ligada à catequese” nas celebrações da Páscoa.

Entre as várias passagens da Bíblia alusivas aos passos da Paixão de Cristo, o pároco realçou aquela “ligada à ressurreição de Jesus, encenada pelo 10º ano da catequese, com a recriação da saída do túmulo para a vida”. Um momento que para o padre Luciano Lagoa visou, acima de tudo, “mostrar que a mensagem da ressurreição de Jesus não é uma coisa do passado, mas do presente”.

Para além da Via Sacra, que é já uma tradição em S. Martinho de Bougado nos dias que antecedem o Domingo de Páscoa, o pároco da freguesia mostrou-se satisfeito também com a participação da comunidade paroquial à cerimónia que assinalou o Domingo de Ramos, na qual participaram “perto de mil pessoas”.

Esta quinta-feira, tem lugar na Igreja Nova da Trofa, pelas 21 horas, a cerimónia do Lava-Pés, um ritual realizado tradicionalmente na Quinta-feira Santa. Já na sexta-feira, dia 2 de Abril, a celebração da Paixão do Senhor está marcada para as 21 horas e, no sábado, é celebrada a Vigília Pascal, pelas 21.30 horas. Todas as cerimónias têm lugar na Igreja Nova da Trofa, em S. Martinho de Bougado.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...