quant
Fique ligado

Ano 2010

Centenas na procissão do Senhor dos Passos

Avatar

Publicado

em

senhor-passos-muro

senhor-passos-muro 

Crianças e jovens da catequese e centenas de pessoas acompanharam a procissão do Senhor dos Passos, no domingo à tarde, realizada, pelo terceiro ano consecutivo, na freguesia do Muro.

S. Pedro esteve ao lado dos fiéis do Senhor dos Passos e ajudou a abrilhantar a procissão que em Dia de Ramos saiu à rua na freguesia do Muro. As principais artérias nas imediações da Igreja Matriz coloriram-se de roxo para receber a manifestação religiosa e cultural, que foi acompanhada por centenas de pessoas na tarde de domingo.

Enquadrada no espírito quaresmal da preparação da Páscoa, a procissão do Senhor dos Passos recriou o trajecto percorrido por Jesus desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento, depois de ser crucificado no Calvário. Uma tradição que nasceu na freguesia do Muro há três anos, aquando a criação da Confraria do Santíssimo Sacramento.

Ao ombro dos elementos da Comissão de Festas do Senhor dos Passos, S. Cristóvão e S. Pantaleão, a imagem de Nossa Senhora das Dores partiu da Igreja Matriz ao encontro do Senhor dos Passos, que haveria de concretizar-se junto ao Salão Paroquial, onde foi protagonizado o “Sermão do Encontro”, proferido pelo Padre Amorim.

Congratulando-se com a participação em massa da “comunidade paroquial do Muro, que respondeu positivamente à procissão”, o pároco da freguesia, Manuel Domingues, não deixou de realçar o papel activo das crianças e adolescentes da catequese. Do 1º ao 10º ano, todas empunhavam as cruzes – uma para cada ano – com os símbolos da Quaresma e alusivos à Paixão de Cristo. “Os jovens também participaram, representando as figuras bíblicas, desde a condenação do Senhor até à morte no calvário”, acrescentou.

A presidente da autarquia, Joana Lima, o vereador da Cultura, Assis Serra Neves, o presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins e vários membros da Assembleia de Freguesia também integraram a procissão, que culminou com o regresso à Igreja Matriz.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...