

Ano 2010
Centenas na procissão do Senhor dos Passos
Crianças e jovens da catequese e centenas de pessoas acompanharam a procissão do Senhor dos Passos, no domingo à tarde, realizada, pelo terceiro ano consecutivo, na freguesia do Muro.
S. Pedro esteve ao lado dos fiéis do Senhor dos Passos e ajudou a abrilhantar a procissão que em Dia de Ramos saiu à rua na freguesia do Muro. As principais artérias nas imediações da Igreja Matriz coloriram-se de roxo para receber a manifestação religiosa e cultural, que foi acompanhada por centenas de pessoas na tarde de domingo.
Enquadrada no espírito quaresmal da preparação da Páscoa, a procissão do Senhor dos Passos recriou o trajecto percorrido por Jesus desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento, depois de ser crucificado no Calvário. Uma tradição que nasceu na freguesia do Muro há três anos, aquando a criação da Confraria do Santíssimo Sacramento.
Ao ombro dos elementos da Comissão de Festas do Senhor dos Passos, S. Cristóvão e S. Pantaleão, a imagem de Nossa Senhora das Dores partiu da Igreja Matriz ao encontro do Senhor dos Passos, que haveria de concretizar-se junto ao Salão Paroquial, onde foi protagonizado o “Sermão do Encontro”, proferido pelo Padre Amorim.
Congratulando-se com a participação em massa da “comunidade paroquial do Muro, que respondeu positivamente à procissão”, o pároco da freguesia, Manuel Domingues, não deixou de realçar o papel activo das crianças e adolescentes da catequese. Do 1º ao 10º ano, todas empunhavam as cruzes – uma para cada ano – com os símbolos da Quaresma e alusivos à Paixão de Cristo. “Os jovens também participaram, representando as figuras bíblicas, desde a condenação do Senhor até à morte no calvário”, acrescentou.
A presidente da autarquia, Joana Lima, o vereador da Cultura, Assis Serra Neves, o presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins e vários membros da Assembleia de Freguesia também integraram a procissão, que culminou com o regresso à Igreja Matriz.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa4 dias atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 dia atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Edição 7715 dias atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Edição 7716 dias atrás
Festa do Melão regressa a Bairros
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves homenageia tio no Autódromo Internacional do Algarve
-
Desporto2 semanas atrás
Trofense apresenta-se hoje frente ao Boavista e pode ter novo investidor