quant
Fique ligado
senhor-passos-muro senhor-passos-muro

Ano 2010

Centenas na procissão do Senhor dos Passos

Publicado

em

senhor-passos-muro 

Crianças e jovens da catequese e centenas de pessoas acompanharam a procissão do Senhor dos Passos, no domingo à tarde, realizada, pelo terceiro ano consecutivo, na freguesia do Muro.

S. Pedro esteve ao lado dos fiéis do Senhor dos Passos e ajudou a abrilhantar a procissão que em Dia de Ramos saiu à rua na freguesia do Muro. As principais artérias nas imediações da Igreja Matriz coloriram-se de roxo para receber a manifestação religiosa e cultural, que foi acompanhada por centenas de pessoas na tarde de domingo.

Enquadrada no espírito quaresmal da preparação da Páscoa, a procissão do Senhor dos Passos recriou o trajecto percorrido por Jesus desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento, depois de ser crucificado no Calvário. Uma tradição que nasceu na freguesia do Muro há três anos, aquando a criação da Confraria do Santíssimo Sacramento.

Ao ombro dos elementos da Comissão de Festas do Senhor dos Passos, S. Cristóvão e S. Pantaleão, a imagem de Nossa Senhora das Dores partiu da Igreja Matriz ao encontro do Senhor dos Passos, que haveria de concretizar-se junto ao Salão Paroquial, onde foi protagonizado o “Sermão do Encontro”, proferido pelo Padre Amorim.

Congratulando-se com a participação em massa da “comunidade paroquial do Muro, que respondeu positivamente à procissão”, o pároco da freguesia, Manuel Domingues, não deixou de realçar o papel activo das crianças e adolescentes da catequese. Do 1º ao 10º ano, todas empunhavam as cruzes – uma para cada ano – com os símbolos da Quaresma e alusivos à Paixão de Cristo. “Os jovens também participaram, representando as figuras bíblicas, desde a condenação do Senhor até à morte no calvário”, acrescentou.

A presidente da autarquia, Joana Lima, o vereador da Cultura, Assis Serra Neves, o presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins e vários membros da Assembleia de Freguesia também integraram a procissão, que culminou com o regresso à Igreja Matriz.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2010

Tradição de porta em porta

Publicado

em

Por


O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2010

Arte em quatro rodas

Publicado

em

Por

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);