quant
Fique ligado

Ano 2008

Veículo amigo do ambiente melhora mobilidade da Polícia Municipal de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Armindo Costa experimentou novo veiculo

 A Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão dispõe, a partir de amanhã, quarta-feira, de um novo meio de transporte amigo do ambiente: o Segway. O novo equipamento que será apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, no Centro Coordenador de Transportes da cidade, pelas 12h00, é um veículo silencioso, totalmente eléctrico e, por isso, amigo do ambiente, não emitindo qualquer tipo de poluição.
Armindo Costa experimentou novo veiculoA aquisição de dois “segways”, que implicou um investimento municipal de 12.600 euros, vai possibilitar uma deslocação mais rápida e eficiente dos agentes ao longo das principais artérias do centro urbano. Para Armindo Costa, “o novo equipamento vai permitir um policiamento de maior proximidade, eficácia, rapidez, sem custos ambientais e com menores custos financeiros, tendo em conta que pode ser abastecido em qualquer tomada eléctrica e em qualquer lugar”.
A utilização dos novos veículos, que substituem os veículos motorizados, vai privilegiar o patrulhamento em meio urbano aproveitando a sua funcionalidade nos mais diversos tipos de terreno e mesmo em condições meteorológicas adversas. Com um peso a rondar os 50 quilos, uma velocidade máxima de 20 km/hora e autonomia para 38 quilómetros, os modelos da “Segway personal transporter” estão equipados com um sistema anti-furto, que associa um alarme, o bloqueio das rodas, um sinal visual e a vibração do aparelho. A carga total é de oito a 10 horas e representa apenas um “kilowatt”.
A “Segway” é um meio de transporte de duas rodas paralelas, dirigido a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, inventado por Dean Kamen e revelado em Dezembro de 2001. Utiliza uma rede de sensores, mecanismos e sistemas de controlo, que permite o equilíbrio do utilizador: cinco micro-giroscópios e dois acelerómetros estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo a uma velocidade de 100 vezes por segundo – mais rápido que a mente humana

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...