Urbanização Nova, em S. Martinho de Bougado, assinalou os festejos dos Santos Populares com um arraial, que se realizou na sexta-feira, 28 de junho.

 Os moradores da Urbanização Nova, em S. Martinho de Bougado, foram desafiados pela ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso), na valência do Centro Comunitário da Trofa, e a Câmara Municipal da Trofa a assinalarem a época festiva dos Santos Populares, com a realização de um arraial.

Aceitando o desafio, os moradores começaram os preparativos, ensaiando as coreografias das marchas e tratando dos trajes. No dia da apresentação, sexta-feira, os moradores desfilaram orgulhosos, desde o Centro Comunitário até à Urbanização Nova, onde as ruas estavam todas decoradas a preceito.

Depois do desfile das marchas, de muitas palmas e fotografias para captar o ambiente de festa, seguiu-se uma atuação descontraída do grupo musical “Os Clave”, convidando todos a dançar ao som de canções populares. A “alegria e boa-disposição” imperou, mantendo-se esta festa com “um ambiente acolhedor e familiar, revitalizando as tradições locais”.

Segundo Natércia Rodrigues, coordenadora técnica do Centro Comunitário da Trofa, os moradores “empenharam-se nesta organização”, criando “um espírito de entreajuda e união, deixando transparecer o orgulho de receber a comunidade trofense naquela que é a sua casa”.

Quem não teve a oportunidade de assistir aos desfile das Marchas Populares, pode vê-los no sábado, 6 de julho, na ExpoTrofa, onde vão atuar pelas 20.45 horas.