quant
Fique ligado

Edição 546

Unidade da Trofa prepara futuros pais para o nascimento e parentalidade

Avatar

Publicado

em

A Unidade de Cuidados na Comunidade da Trofa organizou uma sessão de encerramento do curso de preparação para o nascimento e parentalidade, na tarde de sábado, 7 de novembro.

Uma tarde diferente, com as futuras mamãs do concelho a criarem a sua própria almofada de amamentação, enquanto partilhavam experiências e conviviam. Este foi o mote da sessão de encerramento do curso de preparação para o nascimento e parentalidade, que se realizou na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Trofa, na Rua D. Pedro V, em S. Martinho de Bougado.

A criação da sua almofada de amamentação serviu, segundo Andreia Silva, enfermeira especialista em saúde materna e obstetra, para fomentar “a importância da amamentação, que continua a ser uma dificuldade iminente” das mães, mesmo em “termos de conhecimento”, e do incentivo de “sentimentos de vinculação mãe/pai e bebé tão fundamentais nesta nova fase de vida que se lhes avizinha”. “A amamentação é um tango, em que tem que se dançar a mãe e o bebé. E primeiro que eles dancem conjuntamente, existem uma série de tarefas fundamentais em que elas têm imensas dificuldades. Ter um bebé em casa a chorar 24 horas por dia não é fácil”, referiu.
A enfermeira especialista afirmou que o curso de preparação das grávidas para o nascimento e parentalidade é constituído por “nove sessões”, em que abordam novas temáticas, como “o parto, o bom nascimento, a amamentação e o choro do bebé”.
Já Goreti Moreira, coordenadora da Unidade de Cuidados da Comunidade da Trofa, mencionou que “que todas as grávidas têm necessidade” da almofada de amamentação, que “não é um tipo de material muito acessível”, tendo as grávidas achado “uma ótima ideia serem elas a fazer”.
Quanto ao curso, a coordenadora denotou que o “grupo de grávidas necessita de muita informação, porque a gravidez é um estado que provoca muita alteração nos casais”, sendo função da UCC “tentar prepará-los o melhor possível para a fase pós-parto”. “Tivemos algum tempo sem esta especialidade porque não tínhamos recursos humanos especializados na área. As enfermeiras de família referenciam-nos as grávidas, nós entramos em contacto com elas e marcamos o curso”, explicou.
Sandra Carvalho, de S. Mamede do Coronado, foi uma das grávidas que participou no curso, que, na sua opinião, foi “interessante, com temáticas pertinentes e que transmite conhecimento e algumas aptidões”, que as prepara para “ajudar a cuidar do bebé”, como “estratégias” com a “fralda e o cordão (umbilical)”. “Também em nos capacita para nos ajudar no momento do parto”, completou.
A semana passada, o curso arrancou com um novo grupo de “30 grávidas”. Andreia Silva regista a “bastante adesão”, que considera ser “muito bom, pois é sinal de que estão a gostar”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...