Foto arquivo

A Oliveirense bateu o Trofense por 3-1, na 22.ª jornada da Liga de Honra, e assumiu de forma inédita a liderança do campeonato.

A Oliveirense lidera isolada a Liga de Honra pela primeira vez na história do clube. Na receção ao Trofense a equipa de Pedro Miguel esteve a perder por 1-0, mas soube dar a volta ao marcador ainda na primeira parte do encontro.

O Trofense entrou melhor no jogo em Oliveira de Azeméis, até porque, Licá e Filipe Gonçalves foram os primeiros a colocar em sentido a defesa da Oliveirense.

Aos 24 minutos de jogo, Licá fica isolado em frente a Jorge Silva que faz bem a mancha, mas acaba por largar o esférico deixando-o à mercê de Reguila. Na sequência da jogada o guardião oliveirense derrubou o avançado, que se encarregou de marcar a grande penalidade e colocar em vantagem a equipa visitante.

A Oliveirense tentou reagir, mas faltava quem resolvesse de forma eficaz as manobras ofensivas da equipa. Até que, nos últimos minutos da primeira parte, o conjunto de Pedro Miguel resolveu mudar o rumo dos acontecimentos.

A cinco minutos do intervalo o avançado Moreira aproveita uma jogada de insistência do ataque oliveirense para fazer o golo, após um remate à trave de Cícero.

Já nos descontos da primeira parte João Pedro, dentro da área do Trofense remata à meia volta e completa a cambalhota no marcador.

O adormecimento do Trofense nos últimos instantes do primeiro tempo foram fatais para a equipa de Daniel Ramos, que na segunda parte nunca conseguiu chegar com perigo à baliza de Jorge Silva.

Por seu turno, a Oliveirense, empolgada pela hipótese de alcançar a liderança na Liga de Honra, acabou por dispor dos melhores lances de perigo da etapa complementar.

Nos últimos 15 minutos do jogo Moreira teve lucidez para ultrapassar o guarda-redes Marco. Mas o 3-1 final acabaria por surgir por intermédio de Cícero que aproveitou uma recuperação de bola do médio Robson, para disparar, já dentro da grande área, para o fundo da baliza visitante.

Com esta vitória a Oliveirense assume a liderança da Liga de Honra com 39 pontos somados. O Trofense é ultrapassado pelo Fátima e desce para o oitavo lugar com 29 pontos.

Oliveirense – Trofense: 3-1.

Ao intervalo: 2-1.

Golos: 0-1, por Reguila (26) de grande penalidade; 1-1, por Moreira (40); 2-1, por João Pedro (45+1); 3-1, por Cícero (87).

Equipas:

Oliveirense: Jorge Silva; Queirós, Banjai, Laranjeira e Chico Silva; Godinho, Robson, João Pedro (Bafode, 86) e Moreira (Jorge Humberto, 92); Ronaldo (Luís Coentrão, 83) e Cícero.

(Suplentes: João Pinho, Jorge Humberto, Luís Coentrão, Vítor, Jorginho, Bafode, Pedrinho.).

Trofense: Marco; Pedro Ribeiro, Varela, Cláudio e Igor (Jorge Luiz aos 45′); Tiago, Filipe Gonçalves, Romeu Ribeiro e Hélder Sousa (Hermes aos 56′); Licá (Maciel aos 71′) e Reguila.

(Suplentes: Riça, Hermes, Jorge Luiz, Williams, Maciel, Bruno Sousa, David Caiado.).

Árbitro: João Ferreira.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jorge Silva (25), Reguila (37), Cícero (53), Romeu Ribeiro (75), Godinho (90) e Hermes (94). Vermelho directo para: Pedro Ribeiro (80) e Carlos Sousa – delegado da Oliveirense (56).

Assistência: Cerca de 800 espetadores.