quant
Fique ligado

Edição 769

Trofa é o 6.º concelho com maior discriminação na fatura da água

A APFN concluiu que enquanto em Penafiel, Felgueiras ou Póvoa de Varzim uma família de 10 pessoas pagará cerca de 260 euros por ano de fatura de água, já em Gondomar, Trofa, Santo Tirso ou Valongo, o mesmo agregado teria de desembolsar mais de 1000 euros.

Avatar

Publicado

em

A Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN) elaborou um estudo que analisa as discrepâncias a que as famílias são sujeitas nos tarifários aplicados nos diferentes concelhos para o abastecimento de água. A APFN concluiu que, por exemplo, enquanto em Penafiel, Felgueiras ou Póvoa de Varzim uma família de dez pessoas pagará cerca de 260 euros por ano de fatura de água, já em Gondomar, Trofa, Santo Tirso ou Valongo, o mesmo agregado teria de desembolsar mais de 1000 euros por ano.
No caso de se considerar concelhos de distritos diferentes, a desigualdade é ainda maior, aponta a APFN. “Em Vila do Conde, uma pessoa paga, por mês, 13,88 euros de água, enquanto a mesma pessoa pagaria 1,05 euros por mês, 13 vezes menos, se vivesse em Almodôvar”, apontou a associação.
O índice de equidade da APFN agrega o nível de justiça tarifária para famílias numerosas e o nível de justiça regional que considera o distrito em que o município se insere. Gondomar, que contestou os resultados argumentando que o estudo não considerou o tarifário para os agregados familiares numerosos, é o concelho que surge em último lugar no ranking. Logo atrás surgem Santa Comba Dão, Mortágua, Tábua, Valongo, Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde, Santa Maria da Feira e Ourém. O concelho mais bem posicionado no ranking é São Vicente, seguido de Penedono, Porto Moniz, Ponta do Sol, Corvo, Amares, Porto Santo, Terras de Bouro, Golegã e Mêda.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...