quant
Fique ligado

Ano 2008

Trofa é a primeira do país a apostar na eficiência energética

Avatar

Publicado

em

energiaeficiencia

energiaeficienciaO municipio trofense realizou um contrato de prestação de serviços com a EDP Comercial para aplicação de reguladores de fluxo luminoso na Iluminação Pública. A autarquia será assim a primeira do país a apostar na redução de custos com a iluminação pública.
 
A regulação do fluxo luminoso na Iluminação Pública consiste na diminuição do nível de luminância em períodos nocturnos de menor actividade e sem risco de perda das qualidades funcionais e de segurança dos sistemas de iluminação pública.
 
Esta diminuição do consumo será de cerca de 20 %, condição estabelecia pelo Plano Nacional de Eficiência Energética para ser candidata a Autarquia Mais, sendo também a primeira autarquia do país a atingir esta meta. Anualmente, será atribuído o galardão de Autarquia Mais, para premiar o melhor desempenho entre as três centenas de municípios existentes.
 
Com este investimento é esperada a diminuição de CO2 em mais de trezentas toneladas por ano, pondo a autarquia na rota dos municípios de Carbono Zero.
 
A autarquia vai poder ainda acelerar a reposição de serviços de electricidade em casos de anomalias, através de um sistema de telegestão. Desta forma, os Postos de Transformação equipados com este sistema e afectados por anomalias que impliquem “apagões”, darão alertas “on line” à EDP e à autarquia, podendo resolver mais rapidamente o incomodo que a falta de energia provoca.
 
Este Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética foi aprovado por Resolução de Conselho de Ministros e engloba um conjunto alargado de programas e medidas consideradas fundamentais para que Portugal possa alcançar e suplantar os objectivos fixados no âmbito da directiva europeia que contempla a eficiência na utilização final de energia. O Plano tem como meta, a atingir em 2015, a implementação de medidas de melhoria de eficiência da energética equivalentes a 10% do consumo de energia.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...