Para comemorar o Bicentenário das Invasões Francesas em 2009, estará patente, de 13 de Janeiro a 14 de Fevereiro, uma Exposição Iconográfica na Casa da Cultura da Trofa, na sala de exposições temporárias. A iniciativa é da Câmara Municipal da Trofa que possui em preparação um conjunto de exposições ao longo de 2009 para comemorar a data, entre as quais a próxima que estará patente de 26 de Fevereiro a 20 de Março com o tema “O 1º Centenário da Guerra Peninsular na Ilustração Portugueza”.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia refere que a realização do programa de comemoração do Bicentenário das Invasões Francesas em 2009 surge pela marca histórica que o acontecimento atribuiu ao concelho da Trofa, “quando Napoleão invadiu a região pelas margens do rio Ave”.

Na mesma nota, a Câmara informa que, “dada a importância das Invasões Francesas no nosso país, a Área Metropolitana do Porto, através do seu Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura, irá realizar um amplo programa de evocação do Bicentenário das Invasões Francesas”.