quant
Fique ligado

Ano 2011

Surrealismo exposto na Casa da Cultura

Avatar

Publicado

em

exposicao

“O audaz plano da perna esquerda” é o nome da exposição patente durante o mês de abril, na Casa da Cultura da Trofa. Abertura oficial decorreu sábado à tarde.

“Na época das entranhas normais e dos ossos bem falantes, um respiro, no seu mais alto esplendor calculado, desenhou a tragédia de uma esquisita entrada. Ao pormenor, de soslaio e de silêncio em pestana, colocou ripas de outrora e cimento de vindouros. Semeou escuridão e nutriu paixão pela luz. Esverdeou milhares de suspiros, cortou horizontes em cadáver, transformou o azul naquele azul e o vermelho naquele vermelho”. À primeira leitura, parece confuso, à segunda tentativa percebem-se algumas das ideias e depois de ler este texto pela terceira vez, a mensagem do autor torna-se mais clara. O excerto é o início do texto surrealista que acompanha a exposição de pintura, integrada no mesmo movimento artístico, que pode ser visitada, durante o mês de abril, na Casa da Cultura da Trofa (CCT). “O audaz plano da perna esquerda – Sombras Murmurosas” é o título da exposição da autoria de José A. Nunes e consiste numa série de quadros e desenhos que devem ser submetidos à “interpretação de cada um”.

“Esta é uma exposição itinerante, mas só dois ou três quadros é que estão presentes em todas, os restantes são alterados e acrescentados conforme os conceitos da mostra. Neste caso foram apresentadas as ‘sombras murmurosas’”, explicou o autor. José A. Nunes não quantifica o tempo que demorou a preparar a exposição: “Estão patentes quadros de 2010 e outros concluídos há três semanas”.

 

Esta é a primeira vez que as obras são apresentadas em exposição. O vereador da Cultura da Câmara Municipal, Assis Serra Neves, confessa que “é diferente do que, normalmente, é exposto na CCT” e classifica a obra como “interessante”. “José A. Nunes é um jovem promissor. Esta exposição tem qualidade e valoriza o espaço, sendo também uma mais-valia para o autor”, afirmou.

Pode visitar a exposição até 29 de abril, depois disso “O audaz plano da perna esquerda” segue para o Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...