A XIV edição do Festival Internacional de Guitarra começa já no próximo sábado, dia 26 de Maio com o concerto do americano Stanley Jordan.

 

Martin Taylor, Rilegato Ensemble, Le Je-Ne-Scay-Quoy, Uwe Kropinski e Victor Villadangos (com o Quarteto Solistas ARTAVE) são os outros artistas que preenchem o programa de mais uma edição do Festival. O grande  destaque vai para a participação do japonês Kazuhito Yamashita (que encerra o certame), considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Nesta XIV edição do Festival Internacional de Guitarra, a ênfase é dada à música de câmara com guitarra. Le Je-Ne-Scay-Quoy, Rilegato Ensemble, Victor Villadangos – acompanhado pelo Quarteto Solistas ARTAVE – e Kazuhito Yamashita mostram várias possibilidades camerísticas de guitarra. Durante mais de um mês, Santo Tirso vai ser palco das mais variadas expressões artísticas e musicais. Com início marcado para o dia 26 de Maio, esta edição do Festival que encerra a 30 de Junho, conta com sete concertos e três cursos de música.  

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, tem sido realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE. São 14 anos dedicados a um encontro de cultura e arte que reúne alguns dos melhores artistas internacionais. A história do festival, o programa para esta XIV edição, o currículo dos artistas e alguns excertos das suas músicas, podem ser consultados no site www.festivaldeguitarra.org 

Programa – Concertos

26 de Maio/Sábado – 21h45

Stanley Jordan (USA) – Jazz

Auditório Padre António Vieira – Caldas da Saúde 

O2 de Junho/Sábado – 21h30

Martin Taylor (Inglaterra) – Jazz

Auditório Padre António Vieira – Caldas da Saúde 

08 de Junho/Sexta-feira – 21h30

Rilegato Ensemble (Alemanha) – Música Antiga

Auditório Biblioteca Municipal – Santo Tirso 

09 de Junho/Sábado – 21h30

Le Je-ne-scay-quoy (Portugal) – Música Barroca

Mosteiro S. Bento – Santo Tirso 

16 de Junho/Sábado – 21h30

Uwe Kropinski (Alemanha) – Jazz

Auditório da Biblioteca Municipal – Santo Tirso 

22 de Junho/Sexta-feira – 21h30

Victor Villadangos/Quarteto Solistas ARTAVE (Argentina/Portugal) – Clássica

Centro Cultural – Vila das Aves 

30 de Junho/Sábado – 21h30

Kazuhito Yamashita Quartet (Japão) – Clássica

Auditório Eng. Eurico de Melo – Santo Tirso