quant
Fique ligado

Ano 2007

CONFRARIA DO JESUÍTA NASCE EM SANTO TIRSO

Avatar

Publicado

em

Em cerimónia a realizar no salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso decorre esta sexta-feira, dia 25 de Maio, às 21h30, a escritura pública de constituição da Confraria do Jesuíta. Trata-se de uma associação cultural sem fins lucrativos, com sede em Santo Tirso mas de âmbito nacional, que visa defender e divulgar a gastronomia e doçaria regionais, especialmente o célebre «jesuíta» (o pastel mais célebre do concelho e um dos mais famosos do país). 

Na prossecução dos seus fins a Confraria do Jesuíta propõe-se apoiar a elaboração de trabalhos sobre a gastronomia e doçaria regionais e, em especial do «jesuíta» (designadamente a sua história centenária e as antigas técnicas de produção), promover conferências e passeios culturais sobre a temática, organizar concursos para eleger e premiar os melhores profissionais na área, estabelecer relações com outras confrarias para promover junto delas a gastronomia local, constituir-se como Agrupamento de Produtores do Jesuíta e organizar festas, recepções, banquetes, reuniões e manifestações similares assegurando a genuinidade dos produtos e sua confecção. 

Publicidade

A Confraria vai ser constituída pelos confrades fundadores (no mínimo de 20 membros), pelos confrades efectivos e pelos confrades de honra. A confraria adoptará um logótipo que fará parte das insígnias dos  confrades e do qual se fará painel a atribuir para a afixação anual no estabelecimento que a confraria considere ter mérito para o exibir. Quanto ao traje, ao símbolo dos diversos graus e às demais insígnias da Confraria serão as que vierem a constar das «usanças». Serão órgãos da Confraria a Assembleia-Geral (Grande Banquete), o Conselho Fiscal (Ecónomos) e a Direcção (Mordomos). 

De entre os mais de 30 confrades fundadores que marcarão presença na cerimónia de amanhã, contam-se oito instituições/entidades: Câmara Municipal de Santo Tirso, Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso, Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Adega Cooperativa de Santo Tirso, Hotel Cidnay, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e a Confeitaria Moura. 

De entre as personalidades contam-se: Engº Eurico de Melo, Padre Celestino Ramos, Padre Carvalho Correia, Eng. Castro Fernandes (presidente da Câmara Municipal), Dr. António Miranda, Dr. Edgar Botelho Moniz, Vasco Ferreira, Dra. Elizabette Lopes, Dra. Júlia Godinho (Vereadora da Cultura), Sr. Manuel Calem, Dr. Henrique Pinheiro Machado, Eng. Luciano Gomes (presidente da Assembleia Municipal), Dr. José Dias (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave), Dr. Mário Vieira da Silva, Dr. Joaquim Martins de Almeida (advogado), Dr. Miguel Moreira Dias (advogado), Dr. Rui Ribeiro (empresário), Dr. Sérgio Moinhos (professor), Dr. Gonçalves Afonso (advogado), Dr. Álvaro Moreira, Dr. Luís Pereira da Silva, Eng. José Alberto Cruz Vieira da Silva e o Dr. Joaquim Faria de Almeida. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...