quant
Fique ligado

Ano 2010

Souto de Bairros ganhou nova vida com Bougado em Festa (C/vídeo)

Avatar

Publicado

em

Bougado em Festa atraiu milhares de pessoas ao Souto de Bairros. Presidente da Junta de Santiago de Bougado considera que evento mostrou que o local “está dentro dos parâmetros” para receber a ExpoTrofa.

Durante três dias, o Souto de Bairros ganhou uma nova vida. Este que é um dos principais pontos turísticos da freguesia de Santiago recebeu o evento Bougado em Festa, que juntou a Festa da Cerveja, a Feira à Moda Antiga e do Melão, que se realizavam em datas separadas até este ano.

Milhares de pessoas puderam passear numa espécie de “mini-expo” onde associações e empresas da freguesia mostraram produtos e actividades que desenvolvem durante o ano.

Depois da inauguração do certame, na sexta-feira, que contou com os elementos da Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Trofa, o humor ganhou destaque à noite com um espectáculo de stand up comedy com Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas e Hugo Sousa. O Souto de Bairros encheu e o “carimbo” de sucesso do evento foi dado logo no primeiro dia.

Em entrevista ao NT/TrofaTv, António Azevedo, presidente da Junta de Freguesia de Santiago referiu que “a animação conta muito” e confirmou que “foi um dia em grande”.

“Quando se quer fazer uma festa, para um bom início tem que se ter um grande artista”, atestou. Mas o autarca considera que não foi só Fernando Rocha que atraiu milhares de pessoas ao recinto, mas também o efeito novidade que a iniciativa provocou “ao trazer stands com artesãos, empresas e o movimento associativo”.

No sábado, a noite fresca convidou a um passeio e quem passou pelo recinto da festa teve oportunidade de ouvir seis concorrentes da eliminatória de Santiago de Bougado do I Festival da Canção da Trofa. Esta foi uma forma de “agraciar” os jovens pela participação no concurso realizado no âmbito das festas de Nossa Senhora das Dores. “Também quisemos dar-lhes a possibilidade de actuar, porque estes meninos gostam de cantar para um público”, asseverou o autarca. A noite terminou com a actuação do grupo Folc d’Ave.

No domingo à tarde, enquanto o folclore tomava conta do palco, a Feira à Moda Antiga preenchia um dos corredores do certame, com peças artesanais e muitos produtos agrícolas. Atado a uma árvore, um galo esperava pelo novo dono que teria de vencer um jogo tradicional com o mesmo nome do animal. Depois, foi a vez do melão ser protagonista com o concurso que contou com 19 exemplares.

Publicidade

No balanço final, o presidente da Junta estava satisfeito com a repercussão do evento. “Penso que estes três dias valeram a pena. Vamos fazer uma avaliação com os nossos colaboradores (Rancho Etnográfico e Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado) para ver o que poderemos melhorar e para o ano fazermos, pelo menos, um Bougado em Festa de igual nível”, frisou.

A iniciativa é para continuar, no entanto, no próximo ano, a Junta quer promovê-la nos dias 13,14 e 15 de Agosto.

 

Souto de Bairros “está dentro dos parâmetros” para receber ExpoTrofa

Para António Azevedo, o Souto de Bairros é um local que “está dentro dos parâmetros” para poder receber a ExpoTrofa, que vai ser deslocalizada em virtude da requalificação do Parque Nossa Senhora das Dores. O autarca bougadense afirmou que “caberá à Câmara escolher o melhor local”, no entanto não deixou de afirmar que o recinto que recebeu o Bougado em Festa “tem todas as comodidades” e “é muito aprazível no Verão”.

Magalhães Moreira, vice-presidente da autarquia, comunga da ideia de que o Souto de Bairros “é um recinto quase imbatível na Trofa”, no entanto é contido na hora de o eleger como ideal para receber o maior certame do concelho, preferindo sugerir uma possível articulação através do artesanato. “Pode encaminhar-se para stands um pouco diferentes do que aparecem na ExpoTrofa ou encaminhar-se para outros tipos de actividades que nela aparecem todas misturadas. Quiçá, explorar a veia do artesanato aqui e especializá-la”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...