quant
Fique ligado

Ano 2010

Cerca de 1300 alunos nas escolas do Coronado e Covelas

Avatar

Publicado

em

No dia 13 de Setembro, cerca de 1300 alunos do Agrupamento de Escolas do Coronado e Covelas começam o novo ano lectivo.

A adaptação do regulamento interno ao Estatuto do Aluno é uma das principais medidas que o Agrupamento de Escolas do Coronado e Covelas está a implementar para um melhor funcionamento dos estabelecimentos de ensino no ano lectivo que está prestes a começar. As alterações ao documento visam “minimizar os efeitos da indisciplina no sucesso escolar e co-responsabilizar as famílias na promoção daquele sucesso, como é desejável”, referiu José Magalhães, director do Agrupamento.

Para além disso, encontram-se a decorrer as iniciativas no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, que têm como objectivo “a modernização dos processos e da metodologia do ensino e aprendizagem”, explicou.

A preparação do ano lectivo está a decorrer “com normalidade”, referiu José Magalhães, pois “os procedimentos internos, ao nível da distribuição de serviço, quer a colocação de professores, ao nível da administração central, foram ou estão a ser realizados dentro dos prazos previamente estipulados”.

Relativamente à requalificação do Parque Escolar, há a destacar as obras na EB1/JI de Querelêdo. Na EB 2/3 de S. Romão do Coronado está previsto o início das obras para construção de um auditório que “sirva tanto a população escolar como a comunidade em que esta escola se insere”, atestou José Magalhães.

O director do Agrupamento destacou ainda a “iniciativa autárquica de oferecer os manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo” e invocou o desejo de ver a medida “alargada a todo o Ensino Básico, dadas as dificuldades económicas por que muitas famílias actualmente passam”.

José Magalhães referiu que as principais limitações com que o Agrupamento se depara actualmente é a existência de duas turmas no regime manhã e tarde, na EB1/JI de Portela, o que impede a aplicação integral do conceito “Escola a Tempo Inteiro”. A dificuldade surge devido à “insuficiência de salas de aula”. “Há ainda a referir a insuficiência de espaços lectivos na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Romão do Coronado, que limita a concretização de projectos e apoios educativos quando estes dependem da existência daqueles espaços”, afirmou ainda o responsável.

No total, serão 1289 os alunos que vão estudar no Agrupamento no ano lectivo que vai começar. No pré-escolar estão inscritas 184 crianças, no 1º ciclo 463 alunos e nos 2º e 3º ciclos 610 jovens. Os Cursos de Educação e Formação vão contar com 32 alunos.

Em todas as escolas do Ensino Básico e em todos os Jardins-de-infância do Agrupamento as aulas iniciam-se no dia 13 de Setembro com a recepção aos alunos e às crianças, em concordância com o calendário escolar definido.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...