quant
Fique ligado

Edição 607

“Sonho antigo” de Júlio e Inês Torcato abriu portas

Avatar

Publicado

em

Ganhou vida o “sonho antigo” de Júlio Torcato. Situada no número 118, da Rua Sacadura Cabral, no Porto, a loja do estilista e da filha, Inês Torcato, abriu pela primeira vez as portas a 21 de janeiro. Mas as novidades não ficam por aqui. Inês está de partida para Milão, a convite da Vogue Itália.

“Este espaço era um sonho muito antigo do meu pai e, desde que comecei a trabalhar com ele, passou a ser meu também”, afirmou Inês Torcato. Um sonho tornado realidade. Agora, pode visitar a loja, atelier e showroom da família Torcato “numa zona mais central, com peças à venda e para exposição”. Para Inês, “é ótimo” partilhar o espaço com o pai, com quem trabalha “há dois anos, desde que acabou o curso”. “Um espaço acolhedor e interativo, com mais dinâmica do que uma loja normal”. É assim que a jovem criadora define o espaço que acolhe agora a sua coleção de inverno e também o figurino da mesma estação de Júlio Torcato.
Desenhada por um arquiteto também ele trofense, José Carlos Oliveira, da NoArq, a loja “incorpora muito daquilo que é a marca Júlio Torcato”, que “já precisava de estar mais próxima de clientes, num espaço mais cosmopolita, que no fundo tem muito a ver com o público-alvo da marca”, disse ao NT Júlio Torcato.
O número 118 da Rua Sacadura Cabral, no Porto, conta ainda com “um espaço destinado a exposições”. “Desde a abertura, temos uma exposição de uma jovem designer de jóias, a Mafalda Vaz, que desenhou uma coleção de jóias para o último desfile de verão do meu pai, que foi em outubro, no Portugal Fashion, mas vamos abrir as portas a mais jovens designers que queiram expor ou ter peças à venda, quer seja de roupa, joalharia, arquitetura ou mobiliário”, explicou Inês Torcato. A jovem não esperava “que as coisas acontecessem tão rápido” a nível profissional. “No início da carreira é ótimo ter já um espaço destes”, asseverou.

Publicidade

Coleção de inverno 17/18 de Inês a caminho de Milão

Viu a sua primeira grande coleção desfilar no palco do espaço Bloom, do Portugal Fashion, depois de ter vencido o concurso que lhe deu acesso ao desfile em outubro de 2016 e março de 2017. Seguiu-se um convite da Vogue Itália “para uma pré-seleção”. Foi pedido a Inês Torcato que enviasse “algum material” para “analisarem o trabalho de vários designers”, incluindo o seu. “Recebi a confirmação de que estaria, na edição de fevereiro da Vogue Itália, numa edição especial com um suplemento que se chama Vogue Talent, um artigo sobre mim”, contou ao NT Inês Torcato. Depois surgiu o convite “para estar na feira, a Pitti Super, em fevereiro, em Milão, que decorre durante a semana da moda, de 25 a 27 de fevereiro”. Um stand dedicado aos novos talentos, chamado Super Talent, vai conter algumas peças assinadas pela jovem trofense. “Não vou apresentar uma coleção inteira, porque os stands são pequenos, mas é a coleção outono-inverno 2017/2018, que depois vou apresentar, em março, no Portugal Fashion”, adiantou Inês. “Para mim é ótimo receber um convite da Vogue Itália com a primeira coleção. Fiquei muito feliz”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...