quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Sonhei regressar ao Futuro da Trofa!

“Sonho com o dia em que teremos uma Trofa plural, de todos e para todos os trofenses, sem olhar a cores partidárias, sem julgar pela aparência, mas sim pelo conteúdo, caráter e convicções. “

Avatar

Publicado

em

O passado e o futuro parecem-nos sempre melhores; o presente, sempre pior.
William Shakespeare

Sonho com o dia em que teremos uma Trofa plural, de todos e para todos os trofenses, sem olhar a cores partidárias, sem julgar pela aparência, mas sim pelo conteúdo, caráter e convicções. Minha Trofa, Nossa Trofa, terra dos meus antepassados, sonho com uma Trofa na qual não se procure satisfazer interesses pessoais e corporativistas, dividindo, segregando, mantendo desigualdades!
Caro trofense, quando caminha, precisa assumir o compromisso de que sempre irá adiante, para a frente e sem retrocessos. Quero uma Nova Trofa, construída com as pessoas e para as pessoas!
Sonho com uma Trofa que acolha todos os migrantes, que escolheram o território trofense para viver, garantindo-lhes dignidade, providenciando-lhes inclusão, aproximando-os de cada trofense, destruindo desconfianças, construindo um futuro conectado!
Caro trofense, sei bem que todos nós nos confrontamos com as dificuldades de hoje, duvidando do amanhã, pensamos nos nossos filhos e seu futuro, mas eu digo-lhe: tenho um sonho!
Sonho que, um dia, cada trofense se erguerá, tomará a palavra, assumir-se-á como dono do seu futuro, exigindo mudança, rigor, princípios, disciplina, defendendo o que acredita, pensando mais por si e menos de acordo com aquilo que os outros esperam que pense.
Vou-lhe contar, sonhei regressar ao Futuro da Trofa. Uma “Nova Trofa” e vou-lhe contar o que vi:

Publicidade
  • 1. Planeamento verde de espaços públicos, uma Trofa planeada e desenhada para as pessoas, com ruas “verdes” e espaços públicos como centros de sociabilidade; #Vê isto na Trofa?
  • 2. Novos bairros onde a maioria dos serviços se encontre a 15 minutos de distância, a pé ou de bicicleta; #Vê isto na Trofa?
  • 3. Serviços inclusivos, que garantam participação, acesso a habitação e igualdade de oportunidades a todos os trofenses; #Vê isto na Trofa?
  • 4. Ecossistema de saúde, não concentrado apenas no diagnóstico e tratamento de doenças, mas com aposta clara no apoio ao bem-estar através de intervenção e prevenção precoces; #Vê isto na Trofa?
  • 5. Mobilidade inteligente, sustentável, com mais espaços para caminhadas e ciclovias, uma mobilidade coletiva, limpa e intermodal; #Vê isto na Trofa?
  • 6. Circulação saudável de recursos e nos princípios de partilha, reutilização e restauro; #Vê isto na Trofa?
  • 7. Participação em massa, centrada no cidadão e desenhada por e para eles, promovendo a sua participação (de academia, empresas e associações), de forma colaborativa; #Vê isto na Trofa?
  • 8. Otimização do consumo de energia e uso eficiente de recursos em edifícios e infraestruturas; #Vê isto na Trofa?
  • 9. Garantia efetiva da segurança pública, tendo em atenção o respeito pelas liberdades dos cidadãos. #Vê isto na Trofa?

Sonho com o futuro que passe pela Trofa, que seja visto na Trofa, que se sinta na Trofa, colocado ao serviço de TODOS os trofenses. Sonho com novas políticas, que resolvam os seus reais problemas. Caro leitor, estas implicarão a aposta clara nas 9 medidas apresentadas anteriormente. Vê as 9 medidas na Trofa?
Caro leitor, cara e caro trofense, o futuro da Trofa está nas nossas mãos, nas suas mãos, e por isso é fundamental trabalharmos, em prol de uma mudança efetiva, para torná-lo realidade positiva e transformadora.
Eu quero regressar ao Futuro de uma Nova Trofa, feita por si, inspirada na mudança, para a produção de um futuro mais promissor e sustentável para os nossos filhos! #novatrofa

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...