quant
Fique ligado

Ano 2009

S.Martinho recebeu visita do Bispo Auxiliar do Porto

Avatar

Publicado

em

“Levar conforto, estímulo e aplauso aos obreiros do evangelho” foi, segundo Luciano Lagoa, pároco da freguesia de S. Martinho de Bougado, o objectivo da Visita Pastoral de D. João Miranda Teixeira à Trofa. Entre 6 e 15 de Março, o Bispo Auxiliar do Porto visitou a freguesia de S.Martinho de Bougado, num encontro que serviu para conhecer “os problemas e as dificuldades, mas também as coisas positivas” da freguesia.

Uma sessão de boas-vindas, por parte do Conselho Paroquial de Pastoral, assinalou o início da Visita Pastoral de D. João Miranda Teixeira à freguesia de S. Martinho de Bougado, que se prolongou até ao passado domingo. Entre 6 e 15 de Março, o Bispo Auxiliar do Porto realizou várias visitas às diversas instituições da freguesia, entre outras actividades.

No dia 7 de Março foi a vez de visitar as crianças da catequese da infância e tomar contacto com o trabalho desenvolvido pelos catequistas da paróquia. Durante a celebração das 16.30 horas, o Bispo aproveitou para salientar o papel único que os pais exercem na educação cristã dos filhos e também a ajuda que podem obter a partir da catequese paroquial.

“Salientou nomeadamente o grande apreço por todos os catequistas que, semanalmente, se dispõem a trabalhar na obra de evangelização dos mais novos. Perante uma Igreja Nova cheia, foi interessante apreciar o interesse das crianças e adultos na pessoa do Sr. Bispo”, afirmou Luciano Lagoa, pároco da freguesia de S.Martinho de Bougado.

A manhã da passada quinta-feira foi dedicada à visita dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento Vertical de Escolas da Trofa. Na Escola Básica 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, o Bispo Auxiliar do Porto contactou de perto com os alunos, professores e funcionários onde, em entrevista ao NT/Trofa Tv, fez um balanço “muito positivo” da sua Visita Pastoral. “Não conhecia esta paróquia e encontrei-a bastante maior e bastante mais dinâmica do que imaginei”, confessou, salientando que S. Martinho de Bougado “é uma paróquia com muito assiduidade do ponto de vista religioso e com muitos grupos paroquiais”.

D. João Teixeira Miranda, que considerou a sua visita “uma forma do Bispo e do Pároco saírem do espaço da Igreja para virem ao espaço público de encontro das pessoas onde elas vivem e trabalham”, realçou que o encontro serviu para conhecer de perto “a problemática principal da paróquia, os seus problemas e dificuldades e também as coisas positivas” da freguesia.

Do programa vasto de actividades que decorreram ao longo da semana, D. João Miranda destacou alguns encontros, que foram motivo de uma particular satisfação. “Foi sobretudo a celebração com todas as crianças na Igreja, onde estavam cerca de 1500 pessoas”, salientou. Uma actividade cuja importância foi reiterada pelo pároco Luciano Lagoa. “Destaco o encontro que o Sr. Bispo teve com as crianças, o encontro que teve com as pessoas mais activas da paróquia, mas também destaco, de forma mais importante, a visita e o contacto caloroso do Sr. Bispo com os doentes”, salientou.

A visita de D. João Miranda Teixeira terminou no passado fim-de-semana com duas celebrações, no sábado com a celebração da Missa com os adolescentes e jovens e no domingo com a celebração do Crisma Paroquial.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...