quant
Fique ligado

Edição 423

Siza Design dá a conhecer peças do primeiro Pritzker português ( C/Video)

Avatar

Publicado

em

 

 Cento e cinquenta peças únicas e esquissos nunca antes publicados pelo arquiteto português Siza Vieira podem agora ser vistos numa aplicação para iPad. A “Siza Design” é um passo na convergência entre a arquitetura e as novas plataformas digitais.

Desenvolvida pela empresa Try Now Digital Publishing, a aplicação contou com a participação dos editores de imagem a TrofaTv, Hermano Martins e Ana Assunção, que produziram a entrevista ao arquiteto e os conteúdos video.

José Rocha, responsável da Try Now, explicou que o trabalho de divulgação do design do primeiro prémio Pritzker português e, recentemente, Leão de Ouro de carreira na Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza, surgiu “por acaso”, já que “normalmente, as pessoas ligam-no sempre à arquitetura”. “Essa é a base do trabalho dele e o projeto, inicialmente, passava por trabalharmos na arquitetura, no entanto surgiu-nos este projeto do design de Siza, ao qual achamos que devíamos editar primeiro”, explicou.

 

A aplicação está acessível no App Store do i Tunes desde 25 de abril – estará brevemente disponível para o sistema Android – e é uma forma de o trabalho de Siza Vieira chegar mais longe. O próprio arquiteto “dá importância à aplicação”, pois “ao ter todas as peças que desenhou numa só plataforma, qualquer pessoa pode ter acesso e até adquiri-las, já que cada uma tem uma ficha técnica com um link para o site dos produtores”, acrescentou.

Esta é a segunda aplicação desenvolvida pela Try Now Digital Publishing, em parceria com a João Machado Design, que contará com promoção internacional, ao estar presente na Trienal de Milão, assim como a aplicação “Siza Unbuilt” (Siza Não Construído), que está a ser desenvolvida e que tem como base “seis projetos do arquiteto não construídos”.

Na “Siza Design”, única aplicação mundial de um dos maiores arquitetos portugueses, editada com o apoio da Casa da Arquitectura e da Ordem dos Arquitectos/Secção Norte, proporciona uma “extensa e pormenorizada” abordagem sobre a obra de design, desde as peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria ou de ourivesaria, até às luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos.

Ana Assunção e Hermano Martins, editores multimédia da TrofaTV, colaboraram na única aplicação mundial para iPad sobre o trabalho de Siza Vieira.

Publicidade

A primeira aplicação elaborada pela Try Now versava sobre cartazes do designer João Machado, cuja parceria resultou no nascimento da marca ArteBooks.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...