quant
Fique ligado

Edição 518

Sete cruzes percorreram ruas de Santiago

Avatar

Publicado

em

No domingo de Páscoa, as famílias de Santiago de Bougado abriram as portas de casa para receber o compasso.

Em Santiago de Bougado, sete cruzes percorreram as ruas da paróquia para levar a boa nova: “Cristo ressuscitou, Aleluia, Aleluia”. No domingo de Páscoa, como é tradição, as famílias aperaltaram-se e cobriram as ruas de flores para receber o compasso. Os sininhos, à distância, davam o sinal para que se reunissem na melhor divisão da casa e aguardassem para beijar a cruz.

Publicidade

No final, como já é hábito, as cruzes reuniram-se em Cidai, nas Festas da Páscoa, junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, antes de rumarem à Igreja Matriz de Santiago de Bougado. Bruno Ferreira “louvou a comunidade por manter a fidelidade a esta salutar tradição”, com “espírito renovado”, e a todos o que fizeram parte do compasso: “Aos que anunciaram, aos guias, aos sineiros, aos que deram e recolheram os papéis, aos que lançaram a água benta, aos que abriram as portas, aos que prepararam as ruas e àqueles que anunciaram a palavra de Cristo”.

O pároco de Santiago de Bougado salientou a importância do anúncio da Ressurreição: “O Senhor deu a vida por nós, resgatou-nos e salvou-nos e agora celebramos a Páscoa e por mais 50 dias a Festa de Pentecostes. Damos graças a Deus pela Igreja, pelas famílias e pelo que nos ajuda a crescer nos momentos de dificuldade, de atribulação, de luto e de tristeza”.

Quem também mereceu uma palavra de agradecimento foi a comissão de festas da Páscoa em Cidai, onde se integrou a ACRESCI (Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai), pela “beleza do espaço” para receber as cruzes.

Por sua vez, José Carlos Costa, elemento da comissão de festas, agradeceu “a todas as pessoas” que marcaram presença nas celebrações. “Para todos os que se movimentaram para este trabalho, é importante a presença das pessoas. Há de se cumprir esta tradição sempre que se possa. Fica sempre o desafio no ar”, afirmou.
Na segunda-feira, as Festas da Páscoa foram animadas com a atuação dos Ranchos Folclóricos de Alvarelhos e do Divino Espírito Santo e do Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Houve ainda um leilão à espanhola, cujo prémio era um presunto.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...