quant
Fique ligado

Ano 2011

Sessão pública para apresentar projecto dos Parques

Avatar

Publicado

em

parque

parque

Autarquia da Trofa apresenta a 25 de Fevereiro o Projecto de Requalificação dos Parques Nossa senhora das Dores e Dr.Lima Carneiro.

O projecto de Requalificação Urbana dos Parques vai ser apresentado à população numa sessão pública agendada para 25 de Fevereiro no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. A sessão está marcada para as 21.30 horas e servirá para esclarecer os trofenses sobre “a intervenção de que os Parques vão ser alvo ao longo do projecto”.

De acordo com a autarquia “este programa de acção para a regeneração profunda do centro urbano da Trofa tem como principais objectivos reconciliar a população com os seus Parques e transformá-los verdadeiramente no pulmão verde da cidade”.

Atrair “visitantes aos Parques criando condições para que todos possam usufruir das novas valências devolvendo qualidade de vida às populações” é um dos grandes objectivos deste projecto.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia “esta transformação dos Parques vai permitir duplicar os espaços verdes num local onde as crianças e os jovens possam brincar e ocupar os tempos livres”

No projecto de requalificação dos Parques está prevista a criação de “espaços para a prática desportiva com a instalação de equipamentos de fitness ao longo dos parques bem como a criação de percursos onde as pessoas possam caminhar e andar de bicicleta”.

Além destas valências vão ser instalados no Parque Dr. Lima Carneiro e no Parque Nossa Senhora das Dores “uma concha acústica e dois novos coretos para a realização de espectáculos musicais, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, privilegiando as tradições da Trofa” adianta a autarquia.

As crianças também não foram esquecidas estando prevista a instalação de um novo Parque Infantil e um espaço lounge onde os utilizadores poderão ler um livro, conversar ou apenas desfrutar da paisagem e da calmia no centro da Cidade da Trofa.

O projecto de Requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro foi aprovado, no âmbito de uma Candidatura ao eixo ON2, do Programa Operacional Regional do Norte, intitulado Parcerias para a Regeneração Urbana, com um investimento elegível total de 9.383.500 Euros, cujo financiamento de Fundos Estruturais Europeus corresponde a 80 por cento e uma Contrapartida Local correspondente a 20 por cento.

Publicidade

Esta reestruturação que vai ser apresentada “engloba o desenvolvimento das diferentes infra-estruturas e equipamentos da zona com mobiliário urbano e equipamento estruturante, iluminação, rede de águas pluviais e drenagem, um edifício de serviços públicos, cujo telhado será um jardim,  para apoio às actividades a realizar nos Parques e que servirá também para albergar o Posto de Turismo”. Do projecto faz ainda parte um “parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 152 lugares que permitirá aproximar trofenses e visitantes do comércio tradicional”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...