quant
Fique ligado

Ano 2009

Seminário dá a conhecer problemas dos sobredotados em Portugal

Avatar

Publicado

em

centro_de_estudos_camilianos


 
Como identificar uma criança sobredotada? Como lidar com ela? Onde procurar apoio? Estas são algumas das questões que encontrarão resposta no seminário intitulado “Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS”, que se realiza no próximo sábado, dia 24 de Janeiro, no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão.
Promovido pela Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS), em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Cooperativa de Ensino Didaxis, de S. Cosme do Vale, o seminário irá contar com a participação de diversos especialistas da área, nomeadamente Marcelino Pereira da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, Ema Oliveira do Departamento de Psicologia da Universidade da Beira Interior e Adelinda Candeias do Departamento de Psicologia, da Universidade de Évora, entre outros.
Com entrada gratuita, o seminário inicia pelas 10h00, seguindo-se a apresentação dos estudos nacionais efectuados em torno da identificação e atendimento a sobredotados. Pelas 12h00, terá início a conferência “Família e Escola: factores de risco e a convergência necessária”. Pelas 14h30, serão apresentados diversos programas de enriquecimento das delegações da ANEIS e pelas 16h15 decorre o debate dedicado a “Sobredotação: um conceito abrangente da capacidade e do talento”.
Sensibilizar as escolas e as famílias para o tema da sobredotação, reconhecendo a importância da identificação e do atendimento destas crianças, apresentando estudos e experiências que decorrem em Portugal são, assim, os principais objectivos da iniciativa.
Refira-se que a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação nasceu em Dezembro de 1998, em Vila Nova de Famalicão, e que se destina ao estudo e à intervenção na área da sobredotação.
 
“Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS”
Data: 24 de Janeiro, 2009
Local: Auditório do Centro de Estudos Camilianos – Seide, V. N. Famalicão
 
PROGRAMA
 
10h00 – Sessão de Abertura
10h30 – Mesa 1 – Sobredotação: Estudos nacionais em torno da identificação e do atendimento – Coordenador Prof. Doutor Leandro S. Almeida (Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho)
A identificação precoce da sobredotação: Enquadramento, indicadores e implicações – Ana Sofia Melo.
O programa MAIS: procedimentos de avaliação e critérios de selecção dos alunos – Ana Pereira Antunes
Desempenhos de excelência no contexto académico: critérios de identificação e avaliação de alunos universitários – Sílvia Monteiro
 
12h00 – Conferência 1 – Família e escola: Factores de risco e a convergência necessária – Prof. Doutor Marcelino Pereira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra)
14:30 – Mesa 2 – Sobredotação: Programas de enriquecimento nas Delegações da ANEIS
Moderadora: Prof. Doutora Ema P. Oliveira (Departamento de Psicologia, Universidade da Beira Interior & ANEIS)
Programa PEDAIS: Um percurso pioneiro – Cristina Palhares & Célia Silva (ANEIS-Delegação de Braga)
ANEIS-Coimbra: Estórias de um percurso de oito anos – Sandra Alves, Sónia Nogueira, Ana Cristina Almeida, Ana Paula Couceiro, Anabela Ventura, Isabel Alberto, Marcelino Pereira & Paulo Matos (Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Coimbra, ANEIS-Delegação de Coimbra & Colégio da Imaculada Conceição)
ANEIS-Porto: Olhares sobre um percurso – Alberto Rocha, Leonor Ramos, Margarida Guimarães, Carla Cid, Ana Osório, Idalina Almeida, Tânia Castro, Ana Caetano & Andrea Gonçalves (ANEIS-Delegação do Porto)
16h15 – Conferência 2 – Sobredotação: Um conceito abrangente da capacidade e do talento – Prof. Doutora Adelinda Candeias (Departamento de Psicologia, Universidade de Évora)
17h15 – Encerramento
Organização
ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Didaxis, S. Cosme do Vale
Inscrições
Participação gratuita mas exigindo inscrição. Capacidade para as primeiras 150 inscrições.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...